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Como engajar os franqueados para melhorar o desempenho da rede

Franqueados engajados são o segredo do sucesso de muitas redes de franquias. Confira dicas para estimular o engajamento na sua empresa

29 nov 2019

O franqueador não faz, sozinho, o sucesso de uma rede de franquias. Franqueados engajados fazem toda a diferença no desempenho da rede, impactando não só as vendas para o cliente final, mas também a conquista de novos franqueados.

O desempenho geral da rede está diretamente ligado ao sucesso individual de cada unidade de franquia. Franqueados que se empenham na busca por bons resultados, trabalhando constantemente na prospecção e na fidelização de clientes, contribuem na reputação da marca entre os consumidores e, de forma mais objetiva, para o aumento no faturamento geral da rede.

Além disso, franqueados engajados, que “vestem a camisa” da empresa, se tornam embaixadores da marca. Isso faz com que a rede cresça: tanto internamente, com franqueados que investem em mais unidades da franquia, quanto na expansão para novos investidores, que encontram na rede empreendedores satisfeitos e prontos a compartilhar suas boas experiências.

A seguir, você confere algumas dicas fundamentais para engajar os franqueados.

Capriche nos treinamentos

O treinamento inicial é uma ótima forma de começar a estimular o engajamento dos franqueados. Aqui, além de passar as práticas de gestão e operação próprias da empresa, vale apostar na transmissão de conteúdos e informações que tragam o novo franqueado para o universo da marca.

Transmitir missão e valores, falar das metas da rede e contar a história da empresa, por exemplo, inspira identificação no franqueado e faz com que ele veja a marca de uma forma mais profunda. 

Por mais que resultados práticos, como retorno de investimento e faturamento, sejam importantes, acreditar na marca e se sentir parte dela também é fundamental para manter a motivação e o engajamento.

Depois do treinamento inicial, manter oportunidades de capacitação frequentes também ajuda a cultivar o engajamento dos franqueados. Seja com conteúdo online ou contato presencial, treinamentos contínuos contribuem para manter os franqueados sempre próximos e envolvidos.

Com o Solutto, oferecer um bom treinamento é simples. Por meio do módulo de universidade corporativa, é possível disponibilizar conteúdo online de forma organizada, com acesso simplificado. A ferramenta permite o acompanhamento do progresso e o compartilhamento de conteúdos multimídia, em texto, imagem, vídeo e áudio.

Aposte na comunicação

Ter uma linha comunicação ativa com os franqueados também é importante para manter o engajamento. Disponibilizar canais de atendimento para que os franqueados tenham como conversar e tirar dúvidas no dia a dia ajuda a construir um relacionamento mais próximo, essencial para o sentimento de pertencimento.

Se o franqueado precisa esclarecer uma dúvida e demora dias para conseguir entrar em contato com a franqueadora, uma simples questão de rotina pode dar lugar a uma insatisfação latente.

Por meio do Solutto é possível manter um serviço eficiente de atendimento aos franqueados com praticidade - tanto para os franqueados quanto para a franqueadora, que consegue centralizar todos os processos e históricos em uma mesma plataforma.

Vale lembrar que, nesse ponto, atentar-se à tecnologia é crucial, mas não é a única ação a ser tomada. Para um atendimento completo e realmente eficaz, a franqueadora precisa ter uma equipe qualificada e dedicada para esse trato com os franqueadores.

Invista em consultoria de campo

Consultorias de campo periódicas são excelentes para mostrar ao franqueado que o negócio é, de fato, uma parceria, e que a franqueadora também está empenhada no sucesso da unidade. 

A consultoria de campo ajuda a fortalecer o elo entre franqueadora e franqueado, reforçar a cultura da marca e trabalhar lado a lado com os franqueados para o bom desempenho do negócio. Além disso, o consultor de campo pode desenvolver estratégias para motivar o franqueado a crescer e a otimizar as práticas da franquia.

Nesse ponto, o Solutto também pode ajudar com uma solução completa para o planejamento e a organização da consultoria de campo. O módulo conta com uma metodologia para todo o processo de consultoria, desde o agendamento da visita até o checklist de conformidade para a verificação das unidades.

Lembre-se de ouvir

É importante lembrar: a comunicação com o franqueado deve ser uma via de mão dupla. Assim, é fundamental ouvir o que cada um tem a dizer e pensar em como o feedback pode ser aplicado na melhora da rede como um todo. Um franqueado que sente que é ouvido e que sua opinião importa vai se engajar muito mais na franquia. 

Vale aplicar formas para conhecer melhor as ideias de franqueados, abrir canais para receber sugestões e críticas e criar um conselho de franqueados para instituir uma participação ativa nos assuntos da franqueadora.

Promova eventos de franqueados

Além de ter um relacionamento próximo com a franqueadora, proporcionar contato entre os franqueados também é algo importante para estimular o engajamento na rede. 

Promover eventos anuais, como convenções de franqueados, por exemplo, é uma boa maneira de envolver todos os franqueados e colocá-los em contato entre si, incentivando a troca de experiências e o sentimento de comunidade.

Desenvolva premiações e programas de excelência

Desenvolver formas de reconhecer e premiar os franqueados que estão indo bem é um recurso bastante interessante para estimular o engajamento e motivar os franqueados.

Esse reconhecimento diante da rede não impacta somente o franqueado premiado, mas também o restante da comunidade, que tem uma motivação a mais para buscar melhores resultados.

Já sabe como vai engajar seus franqueados? Fale conosco e saiba mais como as ferramentas do Solutto podem te ajudar nesse processo.

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