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Como a consultoria de campo pode ajudar sua franquia a crescer

Veja como desenvolver suas estratégias de consultoria de campo para manter padrões e aumentar o desempenho da sua rede

27 abr 2018

Quando uma empresa decide iniciar sua expansão por franquias, uma das principais preocupações é criar padrões que possam ser seguidos pelas unidades para manter a consistência. Esses padrões devem contemplar o atendimento, a gestão, a produção e todos os demais processos e departamentos envolvidos no negócio. 

Mas, como garantir que uma unidade que não está totalmente sobre o controle da matriz vá cumprir com todos esses padrões no dia a dia da operação? 

Uma das melhores alternativas é utilizar o serviço de consultoria de campo para franquias.

O que é a consultoria de campo para franquias 

A consultoria de campo é um processo que vai garantir que as unidades franqueadas estejam no caminho certo através de uma série de ferramentas e metodologias que asseguram a conformidade dos processos. 

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de passos para verificar se o franqueador está seguindo as rotinas desejadas na gestão do seu negócio e, quando isso não acontece ou os resultados não estão sendo totalmente satisfatórios, fazer pequenos ajustes que possam corrigir essas situações.

Com o objetivo de deixar a consultoria de campo mais eficiente, o Solutto conta com um módulo específico para esta atividade, com recursos modernos para auxiliar os consultores em franquias. Vejamos, a seguir, em que aspectos essa ferramenta poderosa pode impulsionar o crescimento das suas franquias e, consequentemente, da sua marca. 

Análise de resultados 

A primeira etapa da consultoria de campo para franquias do Solutto é fazer uma análise de como anda o desempenho das unidades. 

Através de indicadores já estabelecidos, você poderá avaliar as finanças, a gestão, o atendimento, o comportamento dos funcionários e vários outros aspectos que influenciam diretamente nos resultados finais e no sucesso do negócio. 

Na plataforma do Solutto é possível criar esses parâmetros no formato de questionários e submeter todas as unidades a eles, periodicamente. 

Pensando nisso, você pode, por exemplo, criar um questionário sobre identidade visual e incluir perguntas como “o logotipo está bem visível na fachada?”, “o letreiro está limpo e iluminado durante o horário de funcionamento da loja”, “todos os vendedores têm cartões de visita padronizados?”, “os materiais de divulgação online e offline tem a mesma identidade visual?”. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar cada franqueado com os mesmos pontos. 

Como o Solutto guarda todos os resultados e ações das franquias, cada questionário preenchido será salvo com as informações e indicadores da unidade, e a rede poderá acompanhar o seu desempenho com mais facilidade. 

Avaliação em conjunto

Como segundo passo, é interessante também fazer uma visita física, onde a consultoria de campo será focada em compartilhar com o franqueado os indicadores apurados e entender como anda, na prática, o dia a dia do negócio. 

Esse é um excelente momento para o franqueado tirar dúvidas, expor problemas e desafios e também contar sobre suas conquistas. Todas as informações de vivência prática das franquias pode contribuir muito com a rede e será fundamental para a próxima etapa. 

Orientação 

Baseado naquilo que viu na unidade, nos indicadores colhidos através dos números da franquia e das respostas dos questionários, o consultor poderá orientar o franqueado sobre todos os pontos que precisam ser corrigidos e sobre as boas estratégias que precisam ser reforçadas. 

Pensando no exemplo da identidade visual, o consultor pode orientar que se faça uma poda em uma árvore que cobre o letreiro da loja e até sugerir que o departamento de marketing da franquia crie algumas peças publicitárias ou modelos editáveis que ajudem os franqueados a manter o mesmo padrão de divulgação, se isso não estiver acontecendo em muitas unidades. 

Plano de ação

Através do módulo de consultoria de campo do Solutto, também é possível sugerir um plano de ação para que o franqueado volte a cumprir os padrões determinados pela franqueadora. A plataforma permite detalhar os passos e a importância deste plano de ação e também o prazo limite que a unidade tem para concluí-lo.

Quando as atividades solicitadas no plano de ação forem cumpridas, é possível dar baixa nas pendências e atualizar a situação da franquia. No futuro, esses passos serão fundamentais para comparar e analisar a evolução do negócio. 

Follow-up

Por fim, há o follow-up com o franqueado sobre a experiência de cumprir o plano de ação e a reflexão do que foi ou não cumprido; assim, o consultor determina uma nova visita presencial e agenda uma nova análise. 

Como o módulo do Solutto é automatizado, o consultor ainda pode definir alertas e advertências para que o franqueado não se esqueça das suas próximas tarefas, além de pré-programar auto-avaliações periódicas. 

Com isso, a consultoria de campo consegue identificar os aspectos que estão fora de conformidade, criar estratégias para corrigi-los e acompanhar a evolução de cada franquia de forma padronizada e sistemática – isso é fundamental para sua rede crescer!

Confira no vídeo a seguir como funciona o módulo de consultoria de campo do Solutto na prática:

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