Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog 5 tendências de franchising em 2020

5 tendências de franchising em 2020

2020 já começou, mas ainda dá tempo de analisar as tendências que devem marcar o setor de franquias este ano e ajustar o seu planejamento estratégico

31 jan 2020

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade de avaliar quais são as próximas tendências do seu mercado e de inclui-las em suas estratégias. No franchising não é diferente. 

O setor de franquias também tem suas próprias tendências, e estar atento a elas é fundamental para que as redes possam antecipar movimentos do mercado, ficar de olho nos concorrentes e até modernizar seus produtos, serviços e processos. 

Na sequência, você confere algumas das principais tendências que devem marcar o franchising brasileiro em 2020. 

Gestão compartilhada 

A gestão tradicional e verticalizada já está caindo em desuso há algum tempo. Com as novas tendências de gestão e as projeções do futuro do trabalho para essa década, é natural que a administração de empresas também se transforme. 

Nesse sentido, a previsão dos especialistas é que as companhias optem por modelos de gestão compartilhada, transparente e horizontalizada, como acontece no Open Franchise.

O objetivo é garantir uma operação enxuta, com profissionais munidos de autonomia e autoconfiança para administrar seus próprios projetos.

Várias das companhias mais inovadoras do mundo já estão aderindo a formatos de gestão compartilhada, e a tendência é que essa prática chegue gradativamente às companhias de menor porte. 

Expansão em bairros menores 

Já faz algum tempo que as redes de franquias começaram a ver que existem muitas oportunidades de expansão fora das grandes capitais e centros urbanos. Algumas delas até criaram modelos de negócio específicos para cidades pequenas. 

Porém, além do investimento em cidades do interior, o que deve ser visto com mais frequência a partir deste ano é a expansão de franquias em bairros menores.

O fato de estarem localizados em cidades estratégicas, ter boa infraestrutura logística para expansão, mas ainda contar com ecossistema típico de cidades do interior, deve fazer com que as redes de franquias olhem cada vez mais para os bairros menores. 

Formatos em delivery

As franquias que atuam com delivery também devem continuar crescendo em 2020. 

Além de gerar comodidade e segurança para o consumidor – que não precisa sair de casa para adquirir um produto ou serviço – as franquias delivery também têm uma vantagem importante: costumam ser baratas. 

Quem presta serviços em locais pontuais, geralmente, não precisa de um ponto comercial fixo. Nesse caso, quando o franqueado não está em serviço, o negócio é gerenciado em home office. Isso garante mais economia e lucro para franqueadora e franqueado.  

Autoatendimento 

Entra ano, sai ano, e a tecnologia continua sendo uma das tendências mais fortes no franchising e no mundo dos negócios, de forma geral. 

Para 2020, porém, podemos destacar algumas ferramentas que devem ser vistas com mais frequência nas unidades franqueadas. Uma delas é o autoatendimento. 

Muitas franqueadoras já estão instalando totens, tablets, espelhos interativos e outros instrumentos que permitem que os clientes façam seus pedidos sem necessidade de falar com um atendente humano. 

Além de inovar a frente de caixa e demonstrar intimidade com os avanços tecnológicos disponíveis para o PDV, a prática também ajuda a reduzir filas, agilizar os pedidos e gerar mais conforto para os consumidores.  

Omnichannel

Já é comum ver franquias que dispõem de vários canais para atender o público. Mas muitas delas ainda estão ajustando seus processos internos para que o omnichannel seja, de fato, uma realidade. 

Isso acontece porque as franqueadoras encontram alguns desafios em integrar a comunicação e o estoque de meios de vendas diferentes, principalmente se tratando da interação ágil e eficiente de canais online e offline. 

Mas nem por isso as franquias estão desistindo do omnichannel, pelo contrário. 

Sabendo que é uma tendência que gera comodidade para o consumidor e que atende seus hábitos de compra, as franqueadoras estão investindo cada vez mais para criar um ecossistema eficiente. 

Nos próximos anos, a tendência é que mais companhias tenham sistemas de integração de canais harmônicos e realmente funcionais. 

Quer saber como a Solutto pode te ajudar a aproveitar as tendências de franchising em 2020? Conheça nossas soluções!

Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar