Atrair investidores é muito importante para as franqueadoras, afinal, com o fechamento de novos contratos, essas companhias podem expandir e chegar a novas regiões.
O marketing digital pode ser um importante aliado neste processo de captação de interessados em abrir uma franquia. E é por isso que estar de olho nas tendências deste mercado é crucial para as franqueadoras!
Confira a seguir algumas das principais tendências que o marketing digital deve vivenciar nesse ano e como usá-las a favor do crescimento da sua franquia.
Inteligência artificial (IA)
Nos últimos anos já temos notado o quanto a utilização desta ferramenta vem contribuindo com empresas de todos os segmentos, e a tendência é que o uso de IA em 2024, e nos próximos anos, seja ainda mais frequente.
A Inteligência Artificial pode ajudar franqueadores e franqueados em diferentes aspectos, que vão desde a criação de imagens e textos para as redes sociais até insights sobre como melhorar a performance de campanhas publicitárias.
Redes sociais
Segundo os dados do Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer, a população passa, em média, 36,4% de seu tempo diário nas redes sociais! Nesse sentido, ter uma presença digital nesse ambiente ainda é fundamental para os franqueadores.
No entanto, para ter bons resultados, as marcas franqueadoras precisam investir em conteúdos autênticos, além de estar sempre de olho nos novos formatos que estão sendo consumidos pelo público — como vídeos curtos, carrosséis e imagens com tags de preço.
Uma dica importante é que, da mesma forma deve-se estar atento às tendências das redes que estão alinhadas à marca, também é igualmente necessário ter claro em quais tipos de “trends” e “memes” sua franqueadora não deve entrar de jeito nenhum porque não fazem parte do DNA da marca.
Humanização dos conteúdos
Não só em 2024, mas também nos últimos anos, temos visto diversos cases de sucesso quando há uma humanização dos conteúdos institucionais compartilhados na internet.
Daqui para frente, se faz ainda mais necessário que as empresas invistam na humanização dos seus textos, imagens e vídeos para buscar uma conexão mais forte e duradoura com os consumidores, franqueados e potenciais investidores.
Campanhas de e-mail marketing segmentadas
Apesar de algumas marcas acreditarem que apostar em e-mails não é mais importante hoje em dia, essa é uma estratégia de marketing digital muito assertiva para atrair novos empreendedores.
O interessante é que as campanhas de e-mail marketing podem funcionar de uma forma bem segmentada, permitindo que a franqueadora desenvolva diferentes fluxos de e-mail dependendo do perfil e do momento em que o lead está na jornada de aquisição da franquia.
Contar com um módulo de expansão de franquias
Ter um sistema completo voltado para a expansão é sempre tendência para quem deseja profissionalizar e impulsionar a venda de franquias!
No módulo de expansão do Solutto, por exemplo, os franqueadores podem centralizar os leads, criar trilhas de nutrição, fazer disparos por SMS e e-mail, acompanhando todo o progresso no funil de vendas até a assinatura do contrato.
Recentemente, também foi lançado um recurso que permite o envio de mensagens pré-programadas pelo WhatsApp. O objetivo é ajudar as redes a executar ações como aprofundar o relacionamento com clientes, realizar cobranças e enviar lembretes para os candidatos que estão em processo de fechamento de forma automatizada.
Se você quer acelerar os resultados da sua marca em 2024, não deixe de conhecer as ferramentas do Solutto!