O Whatsapp é um dos apps de troca de mensagens mais usado no mundo. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas tenham o app instalado no seu smartphone. O aplicativo revolucionou a comunicação entre pessoas e chegou até o meio corporativo, sendo mais uma ferramenta de comunicação das marcas com seus clientes além das redes sociais e e-mail marketing.
Amplamente difundido entre todas as classes sociais, o Whatsapp rapidamente se tornou um importante aliado dentro das empresas por agilizar uma série de tarefas, tais como confirmação de agendamento, envio de pesquisa de satisfação, ofertas promocionais e muito mais.
Para proporcionar ainda mais ganhos de produtividade e competitividade ao negócio de seus clientes, Solutto criou uma ferramenta de envio automatizado de mensagens por meio do Whatsapp.
O que a ferramenta de envio de Whatsapp faz para franqueadores e franqueados?
O primeiro passo é a associação de um número de telefone com o app instalado a um robô criado pela Solutto dentro do ERP que fará o envio de mensagens pré-programadas de acordo com a periodicidade e objetivo definidos pelo cliente.
O robô pode ser configurado facilmente para enviar mensagens personalizadas por Whatsapp para:
- clientes que não compram há mais de três meses, ofertando com algum tipo de desconto;
- clientes que possuem agendamentos pendentes de confirmar;
- clientes que compraram algo, convidando para pesquisa de satisfação;
- clientes que fazem aniversário;
As mensagens personalizadas podem prever o nome do destinatário no corpo da mensagem enviada, bem como algumas outras personalizações.
Já as franqueadoras podem utilizar a ferramenta para:
- envio de mensagens com lembretes de cobrança para royalties e fundo de propaganda;
- candidatos interessados em abrir uma franquia que ainda não enviaram toda a documentação necessária para a qualificação;
- franqueados que ainda não completaram um treinamento no módulo EAD.
Franqueadores e franqueados podem acompanhar pelo aplicativo do Whatsapp, com o mesmo número associado à ferramenta, em tempo real, as respostas de cada um dos clientes. Como se os próprios tivessem enviado a mensagem automatizada e não um robô. Além disso, um painel gerencial permite identificar a taxa de sucesso de cada uma das mensagens enviadas.
Para orientar as equipes das unidades franqueadas quanto ao uso correto da ferramenta, e assim diminuir a possibilidade de bloqueio do número pelos destinatários, a equipe de suporte da Solutto adota uma série de boas práticas, durante o processo de configuração da ferramenta, que maximizam a entrega das mensagens pelo app.
Além de gerar ganhos de produtividade, agilidade e menor incidência de erros de digitação, o recurso servirá como instrumento para estabelecer um relacionamento mais próximo entre o franqueador e os franqueados, e dos franqueados com seus clientes.