Home Blog Como aumentar o desempenho de franquias com pesquisas de qualidade

Como aumentar o desempenho de franquias com pesquisas de qualidade

18 out 2018

Entenda como pesquisas junto aos clientes podem alavancar os resultados da rede e conheça o case da All Pé, que já está aplicando o recurso com Solutto.

Boas redes de franquias estão sempre preocupadas em otimizar seus produtos e serviços para ganhar espaço no mercado e impulsionar os resultados dos franqueados. 

Existem diferentes formas de identificar esses pontos que podem ser melhorados. Mas uma das mais eficientes, com certeza, é consultando as melhores pessoas para julgar o que uma franquia comercializa: os próprios clientes. 

Por que fazer pesquisas de qualidade

Muitas redes que têm resultados expressivos em faturamento e crescimento das franquias acreditam que já sabem o suficiente sobre seu mercado e seus clientes. Nem sempre isso é verdade. 

Embora as franqueadoras tenham adquirido muito conhecimento ao longo dos anos, o comportamento e as necessidades dos consumidores podem mudar muito rápido. E nada melhor do que identificar essas mudanças o quanto antes para se preparar e rever suas estratégias. 

Ouvir as sugestões, críticas e elogios de quem consome seus produtos e serviços cria uma oportunidade para que as marcas vejam seus processos e produtos de uma forma diferente. Com isso, elas compreendem melhor a visão do público e podem fazer ajustes que trarão resultados ainda melhores. 

Outro ponto importante é que os consumidores da sua marca podem também ser clientes eventuais dos seus concorrentes. Quando isso acontece, eles terão uma visão ainda mais clara dos seus pontos fortes e fracos.  

Além de ajudar a identificar diferentes aspectos da franquia que podem ser melhorados, como limpeza, atendimento e agilidade, as pesquisas também podem atender a necessidades da franqueadora. É possível, por exemplo, criar um ranking de excelência entre as unidades franqueadas e organizá-las de acordo com os melhores resultados nas pesquisas de qualidade. 

Um dos princípios fundamentais do Solutto é oferecer ferramentas que ajudam as redes de franquias a fortalecer e melhorar o relacionamento com os clientes, e o módulo de tabulação de pesquisas faz justamente esse papel. 

All Pé usa e aprova o módulo de pesquisas de qualidade do Solutto

A All Pé, rede de franquias que atua com produtos e serviços voltados à saúde dos pés, aderiu ao módulo de pesquisas de qualidade do Solutto e já vem colhendo os frutos da implementação do recurso.

Eduardo Machado, gerente administrativo e financeiro da rede, conta que a All Pé já via necessidade em ouvir os seus clientes e através de recursos tecnológicos, como os oferecidos pelo Solutto, puderam garantir a segurança das informações e, consequentemente, uma tomada de decisão mais rápida.

“Tanto a criação como a disponibilização são extremamente rápidas. Nós estamos utilizando QR Code para acesso ao link da pesquisa, sempre que possível precisamos facilitar a interação pesquisa/clientes”, explica Eduardo. 

O QR Code é um símbolo pode ser lido pelos smartphones e tablets dos consumidores e dá acesso à pesquisa de qualidade que avalia, basicamente se o cliente indicaria a empresa.

Apesar de ainda estar no início da implementação, Eduardo já percebeu que a pesquisa tem sido um sucesso e tem tido boa aceitação. 

Para quem também quer investir no recurso ele dá a dica do que está funcionando para a All Pé: “Procuramos elaborar uma pesquisa simples, pois muitas vezes o cliente não gosta de pesquisa extensas”.  

Por que o Solutto é a melhor ferramenta para suas pesquisas de qualidade

Agora você já sabe que fazer pesquisas é fundamental para qualquer rede que deseja ouvir o que o público tem a dizer sobre ela e quer usar essas informações para otimizar suas estratégias de venda e divulgação. 

Mas, se existem várias ferramentas para fazer perguntas a um usuário, por que usar o Solutto? Bem porque os diferenciais do Solutto não param por aí. 

O bom desempenho de uma pesquisa está atrelado a diversos fatores, e fazer perguntas é só um deles. 

Para começar, é fundamental ter um ambiente seguro e bem estruturado para que os visitantes possam fazer as pesquisas, e o Solutto é especialista nisso. 

Em seguida, é importante fazer com que o acesso e o preenchimento à pesquisa sejam simples e fáceis. O Solutto resolve isso com um ambiente intuitivo e simples de acessar em smartphones e tablets, o que facilita a vida do consumidor. 

Por último, uma boa pesquisa de satisfação deve gerar relatórios, estatísticas e indicadores. Afinal, é tudo isso que vai ajudar os gestores a entenderem quais fatores precisam ser otimizados. Ainda mais: são esses resultados compilados que mostraram onde estão os problemas (na franqueadora ou na franquia) e como eles serão ajustados. Aqui, o Solutto também se destaca. 

As pesquisas de satisfação criadas na plataforma do Solutto se tornam relatórios completos com estatísticas e valores médios dos principais quesitos analisados. Dessa forma, as informações são organizadas, centralizadas e viram insights preciosos para franqueador e franqueadora. 

Além disso, como o Solutto oferece outros módulos integrados, como o de CRM e o de consultoria de campo, é possível, por exemplo, relacionar o resultado de uma pesquisa ao histórico de um cliente fiel, ou mesmo usar os pontos levantados na pesquisa de qualidade como pauta das reuniões com o consultor. 


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.