A consultoria de campo é um dos aspectos mais importantes no sucesso de uma rede de franquias. É ela quem acompanha, avalia e apoia os franqueados na busca por atingir a melhor performance possível.
É também por meio dela que a franqueadora garante um certo controle sobre as unidades, já que uma das tarefas do consultor de campo é analisar se as franquias estão seguindo os padrões da marca.
Ainda cabe ao consultor identificar pequenos problemas internos que podem estar prejudicando o desempenho de uma unidade e ajudar o franqueado a superar esses desafios.
Mas, para que a consultoria de campo funcione adequadamente e atinja os resultados necessários, é preciso estruturar muito bem os seus processos.
A seguir, veremos um passo a passo simples de como montar um bom serviço de consultoria de campo para os seus franqueados.
Levante os indicadores que serão avaliados
Uma consultoria de campo normalmente começa com uma análise da franquia. Esse estudo geralmente é feito no formato de checklist e serve para avaliar em que pontos a unidade está ou não em conformidade com os padrões da marca.
Pensando nisso, o primeiro passo para uma boa consultoria de campo é levantar quais serão os padrões e resultados esperados. Com isso, você poderá definir os indicadores que serão avaliados no checklist.
Por exemplo, na análise financeira, a franqueadora pode definir qual o volume de faturamento médio estimado depois que a unidade atingir o ponto de equilíbrio.
Os indicadores que podem ser observados para entender se a franquia está caminhando para chegar à essa média são: volume de vendas diária, investimento em marketing e ticket médio por cliente, por exemplo.
Estudando esses números, o consultor terá uma visão bastante detalhada da situação da franquia e vai começar a entender o que está acontecendo no negócio mesmo antes da visita.
Projete cenários e crie planos de ação
Fazendo esse estudo prévio do desempenho das franquias, um bom próximo passo na estruturação da sua consultoria de campo é definir alguns cenários e pensar nos possíveis planos de ação para lidar com eles.
Por exemplo, se a sua franquia está no segmento de sorvetes, você já deve saber que um dos maiores desafios dos seus franqueados será manter o faturamento em dia durante o inverno.
Como trata-se de uma situação recorrente, já pode começar a definir algumas estratégias e planos de ação que o franqueado em dificuldade poderá colocar em prática para driblar esse problema.
Defina processos online e presenciais
Normalmente, a análise inicial é feita remotamente, com base nos dados levantados; depois um encontro presencial é agendado para consolidar as impressões do consultor e definir o plano de ação; e o follow-up também se dá à distância.
Mas, você pode modelar todos os processos de acordo com as particularidades da sua marca e definir quais deles funcionam melhor de forma presencial ou online.
Por exemplo, se tiver poucos consultores e franquias muito distantes, ou se o seu modelo de negócio for home based, pode pensar em fazer uma primeira reunião por videoconferência e agendar um encontro presencial apenas se for extremamente necessário.
Encontre os profissionais certos
Os consultores de campo são profissionais fundamentais para intermediar as relações entre a franqueadora e o franqueado, então é muito importante escolher ótimos profissionais.
Tenha o cuidado de criar um bom processo de seleção e recrutamento e tire um tempo para encontrar, contratar e treinar os consultores para que eles sejam realmente capacitados para ajudar sua rede.
Tenha o melhor sistema
Também é fundamental contar com o melhor sistema de consultoria de campo para auxiliar na coleta e estudo dos dados e também manter todo o histórico da consultoria de campo registrado. E o Solutto faz muito bem esse papel.
O módulo de consultoria de campo une uma ferramenta altamente personalizável e simples de operar com uma metodologia exclusiva, focada em facilitar o trabalho do consultor e elevar ao máximo os resultados das franquias.
Comunique os franqueados
Por fim, comunique os franqueados sobre o novo recurso de consultoria de campo e detalhe como a dinâmica vai funcionar.
É importante que os franqueados entendam que não se trata apenas de um instrumento para a franqueadora controlar a operação das franquias, mas também uma maneira de identificar formas de melhorar o desempenho de cada unidade e otimizar o suporte prestado.
Pronto para colocar os planos em prática? Saiba mais sobre o módulo de consultoria de campo do Solutto!