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8 formas de melhorar o desempenho da sua franquia em 2019

Confira formas simples e eficazes para se planejar e otimizar os resultados da sua rede de franquias no novo ano!

09 nov 2018

Final de ano é o momento ideal para avaliar como foram os últimos meses, comemorar o que deu certo e refletir sobre o que deu errado. Mas, toda essa análise de nada adianta se não render insights que podem ser aplicados para melhorar o desempenho da franquia no ano seguinte. 

Nesse sentido, é fundamental que a rede de franquias estude o seu histórico pensando em maneiras de usar as experiências que já teve para melhorar a performance em 2019. 

A seguir, sugerimos oito formas simples e eficazes de fazer isso e colher os frutos nos próximos 12 meses. 

Reveja o plano de expansão 

Um dos maiores erros das empresas é achar que um planejamento é estático e nunca deve ser mudado. A verdade é que com o passar do tempo e com as experiências que são adquiridas nem tudo o que foi definido na teoria se prova bom na prática. 

Pensando nisso, o primeiro passo para melhorar o desempenho da sua franquia no próximo ano é rever o seu plano de expansão, confirmar se todos os pontos ainda fazem sentido e fazer os ajustes necessários.

Ofereça um treinamento melhor

O treinamento é a melhor forma de transferir o seu know-how para o franqueado. Por isso, quando o treinamento não é bom o suficiente, o franqueado pode acabar não entendendo bem como operar o negócio, como contratar funcionários ou fazer o atendimento ao cliente, por exemplo, e isso gera consequências desastrosas para as unidades e para a reputação da sua empresa. 

Para 2019, tire um tempo para reavaliar todo o processo de treinamento da sua franquia, incluindo o conteúdo e a forma como ele é transmitido. Avalie quais pontos devem ser melhorados e como você pode treinar melhor os franqueados que estão chegando e os que já fazem parte da sua rede. 

Otimize o atendimento 

O atendimento ao cliente e aos franqueados também é um ponto você deve estudar se deseja impulsionar sua franquia. Sem um bom atendimento, os clientes ficam insatisfeitos e os franqueados param de tentar tirar dúvidas, pedir ajuda e dar sugestões.

Para evitar que isso aconteça, analise se os canais de atendimento que tem atualmente são suficientes e se são compatíveis com os usados pelo público. Busque otimizar também o atendimento em si, revendo os padrões e scripts dos atendentes, nível de satisfação e o tempo de atendimento. 

Capriche no marketing

Já ouviu aquela máxima que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Pois é, quem quer expandir sua rede de franquias em 2019 precisa ser visto pelo público e por potenciais franqueados.

Isso porque franqueados têm mais vontade de investir em marcas que já são relativamente conhecidas pelo público, porque sabem que a credibilidade vai ajudar nas vendas. 

Pensando nisso, capriche no marketing para tornar sua rede de franquias ainda mais popular e estude novas formas de divulgar o seu negócio como uma oportunidade lucrativa para franquear. 

Reveja o processo de captação de franqueados

Todas as redes de franquias querem aumentar o número de franqueados, mas muitas ainda pecam no processo de atração desses investidores. 

Reveja como andam as ferramentas e os processos de aquisição, relacionamento e fechamento de negócios e como eles podem ser melhorados para gerar resultados melhores no próximo ano. 

Crie uma política contra inadimplência

A inadimplência é um dos maiores problemas das franqueadoras, já que é um sinal de que algo vai muito mal com a franquia e prejudica diretamente o faturamento da rede. Se sua franquia também sofre com isso, é necessário criar ou fortalecer sua política contra a inadimplência.

Algumas saídas para isso envolvem a criação de uma cultura que favoreça franquias que pagam em dia, a implementação de sistemas de controlem efetivamente os recebimentos e um acompanhamento constante de franqueados que estão com problemas financeiros. 

Estude a criação de novos modelos de negócios

O franchising sempre caminha para acompanhar o comportamento do consumidor e favorecer a aquisição das franquias. 

Em tempos de crise econômica, muitas redes desenvolveram modelos de negócios mais enxutos e facilitaram o pagamento das taxas de franquia. Com a necessidade de muitos brasileiros de trabalhar em casa e complementar a renda, surgiram os formatos de franquias que podem ser operadas em esquema home office e que não exigem dedicação integral. 

Tudo isso mostra que muitas redes sabem analisar o mercado e a situação do país e gerar negócios mesmo em momentos desafiadores. A sua rede também deve fazer o mesmo em 2019.

Implemente um software de gestão

Se sua rede de franquias ainda não tem um bom software de gestão, a hora de implementá-lo é agora. 

Marcas que querem crescer precisam de ferramentas profissionais para dar suporte no dia a dia do negócio, e é exatamente isso que o Solutto faz. Seus sistemas modulares permitem que as franqueadoras centralizem informações e tenham melhor controle sobre suas finanças, otimizem a aquisição de franqueados, reduzam a inadimplência, cortem despesas, ofereçam suporte e atendimento melhores para os franqueados, enviem informações de maneira simples e eficiente e muito mais. 

Fale conosco e saiba como o Solutto pode impulsionar o desempenho da sua franquia em 2019!

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