Final de ano é o momento ideal para avaliar como foram os últimos meses, comemorar o que deu certo e refletir sobre o que deu errado. Mas, toda essa análise de nada adianta se não render insights que podem ser aplicados para melhorar o desempenho da franquia no ano seguinte.
Nesse sentido, é fundamental que a rede de franquias estude o seu histórico pensando em maneiras de usar as experiências que já teve para melhorar a performance em 2019.
A seguir, sugerimos oito formas simples e eficazes de fazer isso e colher os frutos nos próximos 12 meses.
Reveja o plano de expansão
Um dos maiores erros das empresas é achar que um planejamento é estático e nunca deve ser mudado. A verdade é que com o passar do tempo e com as experiências que são adquiridas nem tudo o que foi definido na teoria se prova bom na prática.
Pensando nisso, o primeiro passo para melhorar o desempenho da sua franquia no próximo ano é rever o seu plano de expansão, confirmar se todos os pontos ainda fazem sentido e fazer os ajustes necessários.
Ofereça um treinamento melhor
O treinamento é a melhor forma de transferir o seu know-how para o franqueado. Por isso, quando o treinamento não é bom o suficiente, o franqueado pode acabar não entendendo bem como operar o negócio, como contratar funcionários ou fazer o atendimento ao cliente, por exemplo, e isso gera consequências desastrosas para as unidades e para a reputação da sua empresa.
Para 2019, tire um tempo para reavaliar todo o processo de treinamento da sua franquia, incluindo o conteúdo e a forma como ele é transmitido. Avalie quais pontos devem ser melhorados e como você pode treinar melhor os franqueados que estão chegando e os que já fazem parte da sua rede.
Otimize o atendimento
O atendimento ao cliente e aos franqueados também é um ponto você deve estudar se deseja impulsionar sua franquia. Sem um bom atendimento, os clientes ficam insatisfeitos e os franqueados param de tentar tirar dúvidas, pedir ajuda e dar sugestões.
Para evitar que isso aconteça, analise se os canais de atendimento que tem atualmente são suficientes e se são compatíveis com os usados pelo público. Busque otimizar também o atendimento em si, revendo os padrões e scripts dos atendentes, nível de satisfação e o tempo de atendimento.
Capriche no marketing
Já ouviu aquela máxima que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Pois é, quem quer expandir sua rede de franquias em 2019 precisa ser visto pelo público e por potenciais franqueados.
Isso porque franqueados têm mais vontade de investir em marcas que já são relativamente conhecidas pelo público, porque sabem que a credibilidade vai ajudar nas vendas.
Pensando nisso, capriche no marketing para tornar sua rede de franquias ainda mais popular e estude novas formas de divulgar o seu negócio como uma oportunidade lucrativa para franquear.
Reveja o processo de captação de franqueados
Todas as redes de franquias querem aumentar o número de franqueados, mas muitas ainda pecam no processo de atração desses investidores.
Reveja como andam as ferramentas e os processos de aquisição, relacionamento e fechamento de negócios e como eles podem ser melhorados para gerar resultados melhores no próximo ano.
Crie uma política contra inadimplência
A inadimplência é um dos maiores problemas das franqueadoras, já que é um sinal de que algo vai muito mal com a franquia e prejudica diretamente o faturamento da rede. Se sua franquia também sofre com isso, é necessário criar ou fortalecer sua política contra a inadimplência.
Algumas saídas para isso envolvem a criação de uma cultura que favoreça franquias que pagam em dia, a implementação de sistemas de controlem efetivamente os recebimentos e um acompanhamento constante de franqueados que estão com problemas financeiros.
Estude a criação de novos modelos de negócios
O franchising sempre caminha para acompanhar o comportamento do consumidor e favorecer a aquisição das franquias.
Em tempos de crise econômica, muitas redes desenvolveram modelos de negócios mais enxutos e facilitaram o pagamento das taxas de franquia. Com a necessidade de muitos brasileiros de trabalhar em casa e complementar a renda, surgiram os formatos de franquias que podem ser operadas em esquema home office e que não exigem dedicação integral.
Tudo isso mostra que muitas redes sabem analisar o mercado e a situação do país e gerar negócios mesmo em momentos desafiadores. A sua rede também deve fazer o mesmo em 2019.
Implemente um software de gestão
Se sua rede de franquias ainda não tem um bom software de gestão, a hora de implementá-lo é agora.
Marcas que querem crescer precisam de ferramentas profissionais para dar suporte no dia a dia do negócio, e é exatamente isso que o Solutto faz. Seus sistemas modulares permitem que as franqueadoras centralizem informações e tenham melhor controle sobre suas finanças, otimizem a aquisição de franqueados, reduzam a inadimplência, cortem despesas, ofereçam suporte e atendimento melhores para os franqueados, enviem informações de maneira simples e eficiente e muito mais.
Fale conosco e saiba como o Solutto pode impulsionar o desempenho da sua franquia em 2019!