Muitos empresários reconhecem no seu negócio o potencial para atuar em outras cidades e estados, conquistando um público ainda mais amplo.
Entretanto, nem sempre abrir filiais próprias é o caminho mais sustentável do ponto de vista financeiro e gerencial. Nesses casos, uma opção é ingressar no franchising e fazer a expansão por meio de franquias.
Dessa maneira, o empresário irá disponibilizar sua marca, conhecimento e modelo de negócio para que outros investidores abram franquias em novas regiões. Assim a companhia cresce e alcança novos públicos, e o franqueador receberá royalties sobre o faturamento que as novas unidades terão.
Mas você sabe como transformar sua empresa em uma franquia bem-sucedida? Abaixo elencamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo. Confira!
Faça uma análise de franqueabilidade
O primeiro passo para fazer da sua empresa uma franqueadora é a análise de franqueabilidade. Essa é a etapa onde sua operação será analisada para entender se realmente tem os requisitos comerciais, operacionais e financeiros para ser replicada por outras pessoas sem perder sua essência e funcionalidade.
É comum que esse estudo seja realizado por empresas ou consultores especializados e que haja a necessidade de certos ajustes processuais para que a companhia se estruturar como uma franqueadora.
Crie o modelo de negócio da franquia
Caso a franqueabilidade seja confirmada, passamos para a formatação do modelo de negócio. Neste momento, vamos começar a desenhar como será a franquia, o dia a dia do franqueado e os padrões que todas as unidades vão seguir.
Aqui, cabe documentar as atividades e processos que serão executados pelo franqueador, quem serão os fornecedores, quais os custos envolvidos na abertura e gestão, os produtos e serviços oferecidos, o perfil ideal de franqueado, quantias que deverão ser pagas ao franqueador, etc.
Altere o contrato social ou abra uma nova empresa
Uma franqueadora opera de uma forma diferente de uma empresa independente, inclusive com uma legislação própria e certas particularidades jurídicas. Por isso, é importante que haja uma adequação no contrato social.
Outro caminho bastante comum é a abertura de um novo CNPJ. Nesse caso, é aberta uma empresa para atuar exclusivamente como gestora das franquias.
Caso a companhia ainda não tenha registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), também deve realizá-la para que outra empresa não venha a utilizar sua marca de forma indevida no futuro.
Desenvolva o Circular de Oferta de Franquia (Contrato de Franquia)
Com o modelo de negócio bem estruturado e os requisitos jurídicos atendidos, está na hora de desenvolver a Circular de Oferta da Franquia (COF).
Trata-se de um documento fundamental no franchising, pois é ele quem informa o interessado sobre as suas obrigações, valores de investimento e retorno, prazos, deveres da franqueadora, tempo de contrato, direitos sobre a marca, taxas, entre outros dados.
Tenha um bom sistema de gestão
É indispensável contar com um bom sistema de gestão para administrar não só as suas estratégias de expansão, mas também acompanhar e atender as unidades franqueadas.
O sistema que mais se destaca devido às suas ferramentas desenvolvidas especialmente para este mercado é o Solutto, um ERP que atua no setor há mais de 18 anos.
O Solutto conta com ferramentas modulares e consegue atender todos os pilares do franchising: expansão, gestão financeira, treinamentos, atendimento e relacionamento com franqueados, compras e estoque, dashboards e muito mais.
Elabore o treinamento e estruture o atendimento
Um dos diferenciais do franchising é o treinamento e suporte oferecidos aos franqueados para que eles possam aprender como gerenciar suas franquias e ter sucesso.
Para que essa capacitação seja eficiente, o franqueador precisa definir quais temas serão abordados, a metodologia aplicada e em qual modalidade (virtual ou presencial) o treinamento vai acontecer. Para o atendimento, devem ser estabelecidos canais de comunicação efetivos e equipes bem treinadas para resolver dúvidas dos franqueados.
No Solutto, estruturar essas frentes é mais simples porque o ERP conta com módulo de Universidade Corporativa, na qual é possível criar treinamentos online e acompanhar o desempenho dos franqueados. Há também ferramentas de envio de comunicados, chats e atendimento via chamados.
Crie um plano de expansão
Por fim, você deve desenvolver um plano de expansão visando quantas unidades pretende ter a cada ano e em que regiões deve abrir operações.
Algumas franqueadoras adotam a expansão em espiral, buscando primeiro atingir os bairros e cidades no entorno da matriz. Outras partem para as principais capitais do país, buscando primeiro os grandes centros comerciais.
A partir dessas informações será mais fácil desenvolver estratégias que caminhem nesse sentido. Algumas das ações mais comuns são apostar em uma equipe de marketing digital, ter uma boa assessoria de imprensa, participar em feiras e eventos e anunciar em portais do setor.
A estratégia de crescimento vai depender do modelo de negócio, segmento e dos objetivos de cada companhia.