Com o fim de 2018 se aproximando, as redes de franquias começam a se planejar para o próximo ano.
Além das experiências adquiridas nos últimos meses e dos objetivos definidos internamente, é importante que este planejamento também esteja alinhado com as principais tendências do mercado de franquias e da gestão de negócios.
Para te ajudar a criar um planejamento que esteja realmente de acordo com as previsões para 2019, separamos as principais tendências para o mercado de franchising a seguir.
Abertura para novas ideias
Nos últimos anos as redes de franquias têm se mostrado cada vez mais abertas para receber novas ideias e sugestões de franqueados, fornecedores e clientes. Por terem uma perspectiva totalmente diferente do negócio e dos produtos e serviços comercializados, essas figuras se mostram fundamentais no processo de inovação.
De acordo com a Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em conjunto com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), em 2016 41,4% das redes de franquias coletaram de 11 a 50 novas ideias. 57,8% dessas sugestões vieram de franqueados e 42,4% de parceiros, fornecedores e clientes.
Em 2019, a tendência é que as franqueadoras continuem captando novas ideias de seus colaboradores, sobretudo com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como as pesquisas de qualidade online.
Maior internacionalização
A internacionalização das franquias brasileiras também é uma tendência que deve se fortalecer no próximo ano. A busca por novos mercados fora do país já levou 142 redes a abrirem unidades no exterior e 18 marcas a exportarem e distribuírem produtos em mercados estrangeiros, segundo pesquisa da ABF.
Em 2017, 68% das empresas que internacionalizaram suas operações ainda estavam em um estágio de envolvimento experimental com o mercado externo, atuando em apenas um ou dois países. Mas, em 2019 a tendência é que essas marcas se fortaleçam no exterior e novas redes abram operações fora do Brasil.
Segmentos ainda mais fortalecidos
No próximo ano o mercado de franquias deve seguir em crescimento acelerado. Ano após ano os números de faturamento, unidades e empregos gerados pelas franquias têm aumentado e com os resultados específicos de cada segmento também não foi diferente.
Em 2017 todos os setores do franchising tiveram variações positivas em seus faturamentos, sendo que os segmentos de saúde, beleza e bem estar (12,1%), hotelaria e turismo (9,7%) e serviços e outros negócios (9,2%) foram os mais expressivos.
Nos próximos meses a tendência é que os números de cada segmento melhorem ainda mais, principalmente os das áreas que tiveram melhor desempenho em 2017.
Criação de novos modelos de negócio
Uma das principais causas da evolução contínua do franchising brasileiro é a capacidade do setor de se adaptar de acordo com as mudanças na economia e novas tendências de consumo.
Depois da crise econômica vivida pelo Brasil e do alto índice de desemprego, as franquias brasileiras perceberam que investir em franquias baratas, que permitissem que o franqueado atuasse com uma estrutura enxuta e com capital de giro reduzido, eram uma boa estratégia para continuar comercializando franquias.
Em 2016 a ABF traçou o perfil das microfranquias e apurou que das 557 redes que já ofereciam esse modelo de negócio, 79,8% atuavam exclusivamente com microfranquias. Entre as marcas que ainda não trabalhavam com essa opção 36% já estava planejando implementar formatos reduzidos nos próximos anos.
Por conta disso, é seguro afirmar que as microfranquias e outros modelos de negócio enxutos devem seguir firmes e fortes em 2019.
Investimento em tecnologia
Cada vez mais a tecnologia tem se mostrado fundamental para redes de franquias que desejam expandir suas operações.
A pesquisa de inovação da ABF apurou que 88,5% das redes de franquias investiram na aquisição de novas tecnologias e 90,3% em novos softwares, especificamente. Como resultado 50,7% das marcas experimentaram uma ampliação significativa de seus mercados, 43,1% aumentaram a rentabilidade, 29,5% reduziram os custos de trabalho, entre outros benefícios.
Com esses números bastante significativos e com a forte concorrência vivida hoje pelas franquias, a tendência é que elas busquem novas tecnologias para otimizar sua performance com uma gestão eficiente e oferecer novos recursos.
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