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Planejamento 2022: chegou a hora de preparar sua rede!

Preparação será fundamental para recuperar prejuízos e crescer nos próximos meses

06 dez 2021

O franchising tem boas expectativas para 2022. O mercado já tem apresentado sinais de recuperação ao longo de 2021 e agora, com a possibilidade de reabertura de todos os setores da economia, as projeções são positivas. 

 

Entretanto, para que essas estimativas sejam concretizadas, é necessário fazer um bom planejamento e estar preparado para o ano que vem. 


A seguir, você confere algumas dicas de como fazer o seu planejamento da sua rede de franquias para 2022. 

Faça um balanço de  2021 

Fazer um balanço do último ano é uma das melhores formas de começar o seu planejamento. 
 

Além de analisar números como o faturamento total, lucro, abertura de unidades e investimentos, também é possível entender quais foram as estratégias de maior sucesso no ano de 2021 e quais táticas não deram certo. 
 

Com base nos seus erros e acertos fica mais fácil concretizar os aprendizados e definir os próximos passos! 

Otimize os processos 

Também é importante olhar para o dia a dia do seu negócio e pensar se ele ainda faz sentido para o próximo ano, principalmente depois da pandemia. 
 

Será que os seus processos, tarefas, parceiros, profissionais e ambiente de trabalho estão de acordo com o que a rede deseja para a operação no ano que vem? Existem pontos que podem ser otimizados, visando vantagens como economia de tempo, de dinheiro ou bem-estar dos profissionais? 
 

Perguntas como essas podem te ajudar a repensar os pilares do trabalho e melhorar seus processos.

Estabeleça suas metas 

Tendo como base os resultados dos últimos anos e refletindo sobre as projeções socioeconômicas para 2022, defina as metas de crescimento – incluindo faturamento e abertura de unidades.
 

Neste caso, também é preciso determinar quais são as regiões de maior interesse para expansão para criar estratégias de captação mais assertivas. 
 

Depois, consolide quais serão as medidas implementadas para alcançar os objetivos. Se elas envolvem aumento de orçamento em marketing, novas contratações ou gastos de qualquer espécie, é importante incluí-las no planejamento financeiro.

Corrija a rota, se necessário

Embora a intenção do planejamento anual seja traçar uma rota para ser seguida durante todo o ano, você sempre pode ajustá-la se for preciso. 


As expectativas para 2022 são grandes, mas sabemos que o cenário socioeconômico no país ainda é bastante delicado e muitos consumidores estarão inseguros em voltar a consumir certos como antes da pandemia. 
 

Por isso, é fundamental que os gestores acompanhem os movimentos de mercado e o sucesso das ações mês a mês. Caso seja necessário, faça ajustes no planejamento. O importante é manter os objetivos em mente e ir se adaptando para alcançá-los!  

 
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