A utilização de impressoras fiscais (ECF) está com os dias contados. Em vários estados já não é mais permitido lacrar uma ECF nova e as impressoras fiscais em funcionamento têm um cronograma para serem descontinuadas, de acordo com cada UF.
A NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) é a nova tecnologia que substitui as antigas impressoras fiscais com memória fiscal.
Na NFC-e, o cupom fiscal passa a ser eletrônico e funciona de forma similar às autorizações de cartão de crédito, onde cada cupom é transmitido e autorizado em poucos segundos por meio da internet. A transmissão é feita pelo Solutto PDV e no caso de ausência temporária de conexão com a internet, o sistema se encarrega de armazenar e transmitir posteriormente.
A lei também obriga que um estabelecimento não fique sem transmitir os cupons eletrônicos por mais de 24 horas, ou seja, a internet no ponto de venda passa a ser necessária para que o estabelecimento transmita dentro do prazo legal e não seja autuado.
A Solutto já tem implantado vários PDVs de unidades de franquia localizadas no RJ e em outros estados onde a NFC-e já é uma obrigatoriedade para novos CNPJs.
Vale ressaltar que o varejo tem sido altamente impactado em todo o Brasil com as mudanças de tecnologia. Em SP, por exemplo, a NFC-e é aceita, mas também existe a obrigatoriedade da tecnologia SAT CF-e, que exige um Modem SAT para a transmissão dos cupons fiscais eletrônicos.
Se você é franqueador ou franqueado e está preocupado com o impacto dessas tecnologias nas suas unidades, a Solutto colocou o e-mail comercial@solutto.com.br à disposição para o esclarecimento de dúvidas, mesmo que sua rede ainda não seja cliente.