É bem possível que você já tenha escutado o termo “extranet”, mas sabe o que essa ferramenta representa para as franquias?
A extranet é uma rede online utilizada por empresas de todos os segmentos para trocar informações com diversos públicos de interesse, como franqueados, gerentes, colaboradores e consultores de campo.
Na prática, ela é uma aliada da comunicação que ajuda as franquias a organizar, centralizar e compartilhar conteúdo dentro de um mesmo ambiente digital.
Implantar uma extranet na sua rede significa que a comunicação deixa de ser “espalhada” em diferentes ferramentas, como e-mail, WhatsApp e ligações, e pode ser unificada em uma área pensada especialmente para o universo corporativo.
Abaixo, você confere algumas das principais vantagens que a extranet pode proporcionar ao seu negócio:
Objetividade
Manter o envio de avisos, a produção e compartilhamento de conteúdos em um mesmo lugar ajuda a garantir uma comunicação mais objetiva e certeira, principalmente no caso de franquias que têm muitas unidades e usuários com os quais precisa conversar.
No caso do Solutto, a extranet conta com um disco virtual para armazenamento compartilhado de fotos, planilhas e manuais. Isso quer dizer que, caso um franqueado precise acessar um material que foi enviado meses atrás, ele saberá exatamente onde encontrar!
Além disso, o Solutto oferece um sistema de confirmação de recebimento e leitura que é essencial para que o franqueador tenha certeza de que a mensagem enviada foi recebida pelos receptores.
Segurança
A extranet também é o lugar certo para tratar de assuntos confidenciais e sensíveis da franqueadora.
Esse ambiente tem uma camada de segurança que reduz as chances de vazamento de dados, compartilhamentos indevidos e outros problemas que costumam rondar os franqueadores que não centralizam a comunicação.
Agilidade
Outra vantagem que as ferramentas de extranet costumam oferecer aos franqueadores, é a possibilidade de ter conversas rápidas com suas equipes e franqueados de maneira segura.
No caso do Solutto, os franqueadores têm um chat interno para conversar sem que seja necessário utilizar um novo sistema ou aplicativos de conversas instantâneas.
Nesse sentido, além da facilidade de ter essa comunicação integrada ao seu sistema de gestão, o franqueador garante que contatos pessoais, como o WhatsApp, não sejam necessários.
Aprendizagem
No Solutto, o módulo de extranet inclui a Universidade Corporativa (EAD), na qual os franqueados podem acessar treinamentos e materiais sobre a gestão da franquia.
É possível fazer upload de cursos e treinamentos produzidos pela marca ou utilizar o catálogo do Solutto. Ao final de cada módulo ou capacitação, os usuários são avaliados e recebem certificados que atestam a evolução.
Mais vantagens do módulo de extranet do Solutto
Além de todos os benefícios que já pontuamos, vale destacar que o Solutto conta com mais recursos que tornam a extranet um instrumento essencial na gestão de franquias!
Nesse módulo, o ERP ainda permite:
- Personalização da tela inicial para melhor entendimento das informações;
- Acesso a blogs para a produção e compartilhamento de conteúdos da marca ou colaboradores;
- Suporte aos franqueados por meio de e-tickets da Central de Atendimento ao Franqueado (CAF);
- Disponibilizar peças de marketing para produção local.
E a extranet é só um dos vários módulos que o Solutto desenvolveu para ajudar a sua franquia a ir mais longe! Conheça mais soluções para a sua rede e solicite um orçamento.