Os multifranqueados se tornaram mais presentes nas redes de franquias brasileiras nos últimos dois anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 87% das redes afirmam ter o perfil em seu quadro de franqueados – em 2022, eram 83%. 95% das empresas permitem a presença de multifranqueados.
"É um modelo que representa uma diminuição de risco, tanto do ponto de vista do franqueador como do franqueado, que ganha capacidade de investir mais à medida em que cresce. Os próprios repasses são uma oportunidade de expansão para quem quer se tornar um multifranqueado", comentou Tom Moreira Leite, presidente da ABF, durante coletiva realizada na ABF Con, evento realizado pela entidade na Ilha de Comandatuba, em Una (BA).
O levantamento foi feito entre julho e agosto, com 399 redes, que representam 30% do total de unidades e 39% do faturamento do setor. A entidade estima que 2.828 redes tenham a gestão de múltiplas franquias feita por um empreendedor ou um mesmo grupo econômico. Dessas, 1.725 operam com multifranqueados multimarca e 1.103, com multifranqueados monomarca.
A entidade também destaca o crescimento dos franqueados multimarca, que passaram de 52%, em 2022, para 61% em 2024. A maior parte (97%) ainda comanda de 2 a 4 marcas, mas o índice de quem tem mais de 5 bandeiras passou de 1% para 3%.
De acordo com Leite, o dado está relacionado a situações como a do franqueado que busca crescer em territórios nos quais a atual marca não tem mais oportunidades, ou de fusões e aquisições de redes, que estimulam a abertura de novas unidades das marcas adquiridas. “Muda a dinâmica, os processos, mas a relação entre franqueador e franqueado é parecida. E o franqueado percebe que consegue trazer novas redes”, analisa.
Cristina Franco, presidente do conselho da entidade, pondera que cada vez mais marcas têm estimulado os franqueados a crescer internamente. Dessa forma, o dado pode oscilar em próximos levantamentos.
O total de unidades administradas por multifranqueados se manteve o mesmo do último levantamento: cerca de 30%, o equivalente a 643,8 mil endereços. Entretanto, o número de multifranqueados cresceu de 19,5% para 21,6%. Segundo a ABF, a justificativa é o crescimento da indústria do franchising como um todo, que ainda continua atraindo empreendedores com interesse em uma franquia.
Conteúdo publicado originalmente no site PEGN:
https://revistapegn.globo.com/franquias/noticia/2024/10/multifranqueados-estao-presentes-em-87percent-das-redes-diz-abf.ghtml