Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) passou a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas, e também esteve presente nas estratégias das franqueadoras.
A IA tem um potencial enorme para auxiliar as franquias em muitas tarefas e gerar benefícios como otimização de tempo, melhora no relacionamento com os clientes e até o aumento da lucratividade.
De acordo com o 2023 AI Readiness Report da Scale, 61% das empresas estão investindo em IA para melhorar a experiência do cliente, 56% visando eficiência operacional e 50% com foco em elevar o lucro. Ou seja, muitas companhias já estão de olho nas vantagens competitivas que essa tecnologia pode gerar, e você não pode ficar para trás!
Para 2024, a Inteligência Artificial continua sendo apontada como a principal tecnologia do mercado, e o franchising pode aproveitá-la como uma ferramenta valiosa em seus planos ao longo do ano deste ano.
Continue a leitura e veja as principais tendências em Inteligência Artificial, segundo um estudo feito pelo Instituto Gartner, e que podem ser usadas na sua rede.
Uso da Inteligência Artificial Generativa
A IA Generativa é tida como uma das principais tendências para 2024, e ela pode contribuir muito com o mercado de franquias.
Enquanto a IA convencional nasceu como uma forma de executar tarefas específicas, a IA Generativa pode ser treinada para criar novos conteúdos. O ChatGPT, por exemplo, usa a IA Generativa para responder perguntas complexas e foi um dos responsáveis pela popularização da ferramenta nos últimos anos.
Na prática, as franqueadoras podem usar essa tecnologia em muitas atividades, como, por exemplo, na implementação de chatbots baseados em IA para atendimento ao cliente, permitindo uma interação mais natural e eficiente com cada um deles.
Trabalho conectado
Outra tendência que o Instituto Gartner elencou para 2024 é o trabalho conectado, uma estratégia que consiste no uso de aplicações inteligentes para analisar o desempenho dos funcionários e oferecer direcionamento e capacitação para que eles trabalhem de uma forma mais assertiva.
Nesse sentido, as companhias podem usufruir dessa solução para oferecer orientações personalizadas e fazer uma análise de desempenho em tempo real de franqueados, colaboradores das franquias ou funcionários da franqueadora.
Aplicações inteligentes
O uso de aplicações inteligentes no franchising também pode contribuir muito com a otimização de tempo das franqueadoras em 2024.
Essa tendência da IA consiste em ter uma aplicação que funciona de maneira autônoma e aprende com cada novo uso.
Nesse sentido, as companhias podem, por exemplo, fazer a implementação de sistemas inteligentes para prever demandas sazonais, otimizando a cadeia de suprimentos das franquias.
Compradores-robôs
Outra tendência de IA para 2024 que pode ser usada no franchising são os compradores-robôs, capazes de comprar itens, materiais e insumos para as companhias de maneira automática.
Isso acontece conforme a IA recebe a capacidade de acessar bancos de dados de finanças de clientes e fornecedores, permitindo que ela preveja o que e quando é preciso comprar.
Tecnologia sustentável
Segundo o estudo da Gartner, a tecnologia sustentável continuará com uma alta relevância em 2024. Por conta disso, as companhias devem tomar decisões levando em consideração os seus impactos ambientais e sociais.
Ao adotar soluções de nuvem e Inteligência Artificial, as franqueadoras podem tomar decisões contando com apoio da tecnologia para, por exemplo, otimizar processos logísticos, reduzindo a pegada de carbono nas operações das franquias.
Monitoramento contínuo de ameaças
As empresas devem continuar dedicando recursos ao monitoramento de ameaças cibernéticas em 2024. No entanto, a IA pode auxiliar muito nesse processo, por meio de estratégias de monitoramento contínuo de riscos, notificando os usuários sobre novos malwares, dando dicas de segurança e protegendo dados sensíveis e informações financeiras.
Por fim, é importante destacar que essas tendências refletem a crescente integração da IA em diversos aspectos do setor de tecnologia, e o quanto sua aplicação inteligente pode trazer benefícios significativos para as operações e o crescimento das franquias ao longo de 2024.