O ano de 2024 deve ser marcado por uma série de inovações não só no franchising, mas em todo o mercado de negócios. Com um público a cada dia mais exigente e conectado, as franqueadoras devem investir em estratégias de inovação para continuar crescendo.
Uma das maneiras mais assertivas de escolher onde investir é observar as tendências de consumo dos brasileiros e o que eles consideram importante.
Por conta disso, elencamos abaixo algumas mudanças que as franqueadoras podem adotar para 2024 se quiserem continuar expandindo, se diferenciando da concorrência e agradando o público. Confira!
Inclusão e diversidade
A inclusão e diversidade tornaram-se não apenas princípios éticos, mas também impulsionadores de desempenho nos negócios.
Sendo assim, contar com estratégias que busquem respeitar e valorizar as diferenças dentro e fora das campanhas de marketing é fundamental para as franqueadoras em 2024.
Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, uma empresa de consultoria empresarial americana que aconselha empresas, governos e outras organizações em suas decisões, mostrou que empresas inclusivas superam seus concorrentes, registrando um aumento de até 35% na performance financeira.
Também é importante que as franquias considerem o amplo público que pode ser atendido através dessa inclusão.
Maior adesão à inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) continua sendo vista como uma das principais tendências em tecnologia para 2024, e existem muitas possibilidades para utilizá-la a favor de empresas em todo o mundo.
Franquias que usam a IA em sua gestão conseguem otimizar tempo, tomar decisões com base em dados e aumentar sua produção. Justamente por conta disso, a maior adesão à Inteligência Artificial nas franquias deve ser vista neste ano.
Sustentabilidade
A cada novo ano a sustentabilidade e a responsabilidade com o meio ambiente têm sido cobradas das franqueadoras. Para 2024, há uma tendência de que isso se intensifique.
Nesse sentido, mesmo quem já trabalha com esse tipo de ação, deve considerar incluir novas práticas visando o impacto ambiental e social da sua franqueadora.
É importante lembrar que as franquias sustentáveis não apenas atendem às expectativas dos consumidores, mas também reduzem custos operacionais a longo prazo.
É indicado que as companhias adotem iniciativas que caibam dentro da sua operação, como, por exemplo, optar por cadeias de fornecimento sustentáveis, utilizar embalagens eco-friendly, realizar coleta seletiva, incentivar e praticar o voluntariado e as doações, etc.
Foco na experiência do cliente
Por fim, outra inovação que as redes devem vivenciar em 2024 para continuar expandindo é o foco na experiência dos seus clientes. Esse tema se intensificou muito nos últimos anos e a tendência é que seja cada vez mais significativo na gestão das franqueadoras daqui para frente.
Isso porque, além do consumo de um produto ou serviço, hoje os clientes buscam por empresas que ofereçam uma experiência diferenciada. Muitos deles estão dispostos, inclusive, a pagar mais em marcas que estejam atentas a isso.
Nesse sentido, quem ainda não incluiu na sua rede táticas para proporcionar um momento especial e memorável ao seu cliente deve implementá-las em 2024.
O uso de Chatbots alimentados por IA, por exemplo, pode contribuir com esse plano, uma vez que ela é capaz de analisar dados e automatizar processos para melhorar a experiência do cliente. Além disso, programas de fidelidade e estratégias de marketing centradas no consumidor são essenciais para construir relacionamentos duradouros e impulsionar o crescimento.
Ao adotar essas tendências, as franquias podem posicionar-se estrategicamente para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades que o mercado vai oferecer em 2024, garantindo um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva no seu segmento.