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A importância das trilhas de nutrição na venda de franquias

Disparos de email ajudam a aproximar candidatos da aquisição de uma franquia

01 out 2023

 

Expandir uma franquia é um processo que requer uma série de estratégias, especialmente na hora de encontrar os candidatos certos e levá-los à conversão. Dentre essas táticas, uma das mais indispensáveis, certamente, é a trilha de nutrição de leads. 
 

Quem preenche o formulário de interesse de uma franquia dificilmente está pronto para assinar o contrato no dia seguinte. De forma geral, a negociação demora algumas semanas ou meses enquanto o franqueado conhece a proposta da marca. E é justamente aqui que entram as trilhas de nutrição.  
 

O fluxo de nutrição é uma sequência de conteúdos normalmente e-mails que oferecem informações sobre o negócio, quebram objeções e fortalecem o relacionamento com a franqueadora.  Seu objetivo é levar os interessados até a etapa de compra de uma unidade. 
 

Nesse sentido, os e-mails da trilha fazem com que o trabalho da equipe de vendas se torne mais estratégico, uma vez que o time se envolve na negociação quando o lead (pessoa interessada) conhece bem a franquia, teve suas dúvidas iniciais sanadas e já estabeleceu um relacionamento com a marca. 

É importante destacar que os leads nutridos de maneira correta geram mais resultados do que aqueles que não foram. Segundo um levantamento da empresa Annuitas Group, essa diferença é de 47% mais vendas nos leads nutridos!
 

Justamente por conta disso, ter uma boa estratégia de nutrição de leads é fundamental para uma franqueadora que deseja crescer. 

Como criar uma trilha de nutrição de leads na sua franquia? 

Escolha um bom CRM

As trilhas de nutrição devem ser automatizadas para que o lead comece a receber as mensagens assim que se cadastrar.
 

Fazer esse trabalho manualmente, enviando as peças de e-mail diretamente para cada novo cadastro não é uma estratégia sustentável e exigiria muito tempo e força de trabalho. Pensando nisso, a maneira mais indicada para iniciar a trilha de nutrição de leads na sua rede é por meio de um sistema de gestão que tenha esse recurso.
 

No Solutto — referência em gestão de franquias — os franqueadores encontram no módulo de CRM uma solução que pode ser usada para criar e automatizar seus fluxos de nutrição, além de permitir outras tarefas, como envio de e-mail marketing e SMS. 
 

Através deste módulo, os franqueadores conseguem criar os e-mails e montar sequências facilmente. Também é possível determinar quando e para que perfil de lead cada conteúdo será enviado. 
 

Por exemplo, ao receber um novo cadastro, pode ser interessante enviar um e-mail agradecendo o interesse e disponibilizando uma apresentação sobre a marca. Alguns dias depois, uma segunda mensagem pode ser disparada com um vídeo de depoimentos de franqueados e mais detalhes sobre a operação. Já o terceiro e-mail pode compilar as principais vantagens do negócio e incluir um botão para conversar com um consultor. 

Segmente os leads

Mesmo que sejam enviadas de forma automática, as mensagens de uma trilha de nutrição não são genéricas. O sistema do Solutto permite que os contatos sejam segmentados de acordo com o interesse do franqueado. 
 

Sendo assim, um empreendedor que tem vontade de ingressar no modelo de negócio home based, por exemplo, não receberá os e-mails em que a franqueadora fala sobre sua franquia de formato tradicional. 
 

Essa segmentação garante que as mensagens sejam mais focadas nas características e necessidades do candidato e aumentam as chances de conversão significativamente. 

Produza os conteúdos

Por fim, é o momento de produzir os conteúdos do fluxo de nutrição. Nesta etapa, é importante definir quais são os temas que serão abordados e como eles vão ajudar o interessado a se aproximar da compra. 
 

Lembre que o objetivo de uma trilha de nutrição é que os leitores recebam informações relevantes sobre a marca, que se sintam seguros sobre o investimento e formem um relacionamento com a companhia. Só depois disso é que eles estarão prontos para fechar negócio. 

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