Home Blog Gestão financeira: como a tecnologia pode ajudar

Gestão financeira: como a tecnologia pode ajudar

17 ago 2018

Ter um retrato financeiro acurado é muito importante para que você saiba qual é a situação do seu negócio, como e onde pode investir para chegar onde deseja. A tecnologia pode ajudar bastante nesse sentido

Fazer a gestão das finanças é uma das atividades mais importantes na administração de um negócio. 

Afinal, é através da análise das finanças que é possível descobrir, por exemplo, se a empresa está realmente ganhando dinheiro, quais são os produtos e serviços mais lucrativos, as principais despesas e onde investir para conseguir melhores resultados. 

Tudo isso quer dizer uma coisa: fazer uma boa gestão financeira é conhecer melhor a sua empresa. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. 

Além de exigir bastante conhecimento, cuidar das finanças envolve atividades que precisam de tempo e atenção aos detalhes, já que um erro de cálculo pode causar uma interpretação equivocada e até levar ao prejuízo. 

Para evitar que isso aconteça você pode contar com diversas estratégias, e uma das melhores é a tecnologia. Vamos entender, a seguir, como você pode usar esse recurso para fazer uma gestão financeira mais eficiente!

Gestão integrada com outros departamentos 

A área financeira geralmente está integrada com outros departamentos, como estoque, vendas e cobrança e é fundamental que um setor tenha acesso aos dados do outro. 

Ter um sistema unificado em que as informações são partilhadas facilita o acesso, agiliza as tarefas de consulta e diminui significativamente as chances de erros e falhas de comunicação entre as áreas. 

O módulo de ERP do Solutto, por exemplo, integra a gestão financeira com o faturamento e estoque e, também, com o módulo de PDV, o que cria uma administração mais consistente. Mas isso não quer dizer que você tenha que consultar tudo junto! Com o Solutto também é possível analisar individualmente contas a receber, negociações e cobranças, por exemplo. 

Mais segurança 

O ideal é que só quem realmente precisa tenha acesso às finanças da sua empresa, e a tecnologia também pode ajudar com isso. 

Com um bom sistema de gestão financeira você poderá definir quem pode ou não acessar áreas e dados específicos, o que diminui as chances de vazamentos de informações.

A qualquer momento o administrador pode monitorar, conceder ou retirar acessos. Isso garante que você poderá manter o sistema atualizado e apenas quem realmente precisa verificar informações das finanças possa fazê-lo. 

Aumenta a produtividade 

Redes em expansão sabem que aumentar a produtividade é fundamental para o crescimento. Usando um sistema de gestão das finanças isso vai acontecer. 

As plataformas do Solutto permitem que tarefas como cobrança de franqueados, cálculo de royalties, envio de boletos e baixa de pagamentos se tornem automáticas. Não tendo que se preocupar com atividades como essas, a sua equipe terá mais tempo para investir no que realmente importa e a sua produtividade vai aumentar significativamente. 

Reduz os custos 

Provavelmente você está pensando que usufruir de todos esses benefícios deve ter um custo altíssimo, mas está enganado. Na verdade, um bom sistema de gestão financeira vai ajudar a reduzir despesas. 

Com a ajuda desse recurso tecnológico, será possível manter uma equipe mais enxuta, eliminar custos com atividades que serão automatizadas e com possíveis erros. Tudo isso vai colaborar para diminuir os seus custos. 

Colocando na ponta do lápis, sua empresa vai gastar menos para ter uma gestão financeira muito mais eficiente! 

Gostou da ideia? Então conheça esse e outros benefícios do Solutto e inova a gestão da sua rede! 


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.