Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Gestão de franquias: tendências para 2023

Gestão de franquias: tendências para 2023

De modelos de trabalho à Metaverso, confira o que vem por aí

16 dez 2022


Com o fim do ano, muitas franqueadoras já estão estabelecendo suas metas para 2023 e pensando nas táticas para alcançar resultados ainda melhores. 
 

Neste momento, vale ficar por dentro das novidades na gestão de empresas que podem ajudar as redes a se posicionar melhor no mercado, aumentar a produtividade e acelerar a expansão no próximo ano. 
 

Para conhecer algumas dessas tendências e como elas podem ajudar a sua rede, continue a leitura por aqui. 

Gestão híbrida 

O trabalho híbrido foi implementado em muitas empresas neste ano, e em 2023 deve estar ainda mais presente no franchising também. 
 

Além de agradar os funcionários, que trabalham alguns dias em casa e outros no escritório, essa modalidade também pode ser interessante para os franqueadores e franqueados porque ajuda a reduzir custos com depreciação de equipamentos, aluguel de ponto comercial e insumos para os profissionais. 
 

Assim, havendo uma liderança alinhada com os benefícios do modelo e garantindo que a dinâmica é funcional na sua marca, o trabalho híbrido pode ser um caminho para aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores e ainda reduzir despesas. 

ESG

A sigla ESG significa, em inglês, “environmental, social and governance”, e é traduzida como “governança ambiental, social e corporativa” em português.
 

Na prática, ela representa o conjunto de ações para debater questões ambientais e sociais que podem ser desenvolvidas pela companhia. Nesta filosofia, empresas são mais do que geradoras de lucro, mas também têm um papel fundamental no avanço da sociedade e nos cuidados com o meio ambiente. 
 

Cada vez mais, o mercado, os consumidores e os franqueados estão cobrando os franqueados a adotar posturas ligadas ao ESG, mas vale um alerta: é fundamental que as franquias o façam com autenticidade. Se valer dessa premissa para se autopromover fará com que sua marca seja vista como uma rede que está enganando o público. 

Metaverso

Muitas redes do franchising já estão usando o Metaverso como caminho de inovação, e esse movimento deve se intensificar no ano que vem.
 

O ambiente virtual deve ser ainda mais utilizado para apresentar os modelos de franquias para candidatos, realizar treinamentos, fazer reuniões e consultorias de campo, entre muitas outras possibilidades na sua gestão.

Olhar mais atento aos colaboradores 

Uma pesquisa realizada pela representante brasileira da International Stress Management Association (ISMA) mostrou que, em 2022, 72% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofreram com alguma sequela de estresse e 32% delas tiveram sintomas de burnout.
 

Visto esse cenário e a maior conscientização sobre a relação entre saúde mental e o trabalho, a tendência é que as empresas foquem no bem-estar e satisfação dos colaboradores e dos franqueados como forma de manter o engajamento, produtividade e saúde desses parceiros em dia. 

Investimento em tecnologia

É provável que 2023 ainda seja um ano de certa instabilidade econômica e política, e isso pode deixar ainda mais acirrada a concorrência entre os franqueadores. 
 

Na busca por conquistar novos franqueados, diferenciais competitivos que refletem a rentabilidade, suporte e profissionalismo devem ser cruciais para a expansão. 
 

Nesse sentido, é natural que os franqueadores invistam ainda mais em ferramentas tecnológicas que melhorem a gestão e expansão e também servem como atrativos para os candidatos.

Como exemplo, podemos citar plataformas de videoconferência, ERPs, CRMs e recursos de criação de relatórios.

Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar