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18% dos empreendedores pensam em franquear para crescer

Pesquisa feita pela Endeavor mostra que o franchising é um dos caminhos mais comuns para empresários que querem ampliar seus negócios

26 out 2018

Muitos empreendedores sonham em chegar em um patamar em que possam ver que o seu negócio realmente deu certo e está indo de vento em popa, tendo reconhecimento do público e do mercado e caminhando “com as próprias pernas”. 

Mas, quando se chega a esse momento, o que fazer? Para onde ir? Como crescer mais? 

Segundo uma pesquisa feita pela Endeavor, franquear é um dos caminhos mais buscados pelos empreendedores que estão procurando caminhos para a expansão da marca. 

Em seu perfil no Twitter, que hoje conta com mais de 112 mil seguidores, a Endeavor questionou: “Quando você pensa em expandir seu negócio, qual o primeiro modelo que vem à sua mente?”. A opção “abrir uma franquia” foi a escolhida por 18% dos seguidores, ficando atrás apenas de “abrir outra unidade”. As outras opções eram “fusão ou aquisição” e “licenciar seu produto”. 

Embora informal, o levantamento da Endeavor mostra que muitos empreendedores já estão cientes que o franchising é uma opção bastante atraente para marcas que querem crescer. 

Os números do mercado revelam que eles estão certos. Em 2017 as franquias brasileiras faturaram mais de 163 bilhões de reais, um crescimento de 8% com relação ao ano anterior. O número de unidades franqueadas também cresceu, e hoje há 146.134 franquias no país. Para se ter uma ideia, em 2013 havia pouco mais de 114 mil.  

Você também pensa em entrar nesse mercado? Então é preciso conhecer um pouco mais sobre as particularidades do franchising e é isso que faremos a seguir. 

Vantagens e desafios de franquear o seu negócio 

Como qualquer outro grande passo, expandir a sua marca através de franquias possui prós e contras que devem ser observados. 

As vantagens mais atraentes estão relacionadas à possibilidade de alcançar outras praças e outros públicos de forma muito mais rápida do que faria com unidades próprias. 

Isso aumenta significativamente o reconhecimento da sua marca no território nacional e o faturamento total da rede. E considerando que os valores de royalties, muitas vezes, são baseados no faturamento bruto das unidades, se o seu franqueado está ganhando mais, o seu recolhimento também será maior. 

Além de elevar a receita, a franquia permite que a marca poupe recursos, uma vez que o investimento e a gestão estão sob responsabilidade do franqueado. 

Por outro lado, devido a essa terceirização na gestão das unidades, a franqueadora precisa tomar muito cuidado para estar sempre por dentro do desempenho da franquia, antever problemas e manter a padronização. 

Outro ponto que deve ser estudado é da perda de sigilo, um fator crítico para muitas marcas. Uma vez que o franqueado vai reproduzir seus produtos e serviços em sua unidade, o fundador se vê obrigado a dividir o seu know-how e os seus “segredos” que o diferenciam dos concorrentes. Muitas empresas ainda não lidam bem com isso. 

Assim como acontece no caso de sucesso, em que a franqueadora divide os lucros com o franqueado, quando uma unidade fracassa também podem haver sérios danos financeiros e de imagem para a marca. É aí que está a importância de escolher muito bem quem vai carregar o nome do seu negócio e proporcionar treinamento e suporte de qualidade. 

Decidi franquear, e agora? 

Considerando esses pontos positivos e negativos, você escolheu investir franquias? Então o próximo passo é formatar os modelos de negócio que serão comercializados e planejar a expansão. 

Nesse sentido, é sempre bom contar com quem já tem experiência no mercado de franquias, entende franqueadoras e franqueados e pode dar um suporte completo em todas as áreas que as marcas precisam, não é mesmo? Esse é o Solutto! 

O módulo de Expansão de Franquias do Solutto foi especialmente desenvolvido para combinar processos, metodologias e tecnologias que vão ajudar a sua marca a se destacar no franchising. Aqui, o Solutto dará suporte nas tarefas relacionadas à atração, seleção e nutrição de potenciais franqueados, negociação e fechamento de contratos e na análise dos resultados. 

Como é um sistema modular, você ainda poderá escolher acrescentar sistemas que vão auxiliar no suporte aos franqueados (como o módulo de Universidade Corporativa e Consultoria de Campo), agilizar as compras e vendas (como o PDV para Franquias de Varejo e a Central de Compras), e organizar as finanças. 

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