O fim de ano não é só uma boa oportunidade para aumentar as vendas para o consumidor final, mas também uma chance de acelerar a venda de franquias.
Seja porque as pessoas traçam novos planos para o ano que está por vir, ou porque percebem que esse é um período em que costumam surgir ofertas e ações especiais em diferentes segmentos (inclusive no franchising), muitos interessados em franquias buscam opções de negócios para ingressar.
Pensando nisso, esse é um momento perfeito para as franqueadoras impulsionarem suas estratégias de expansão. Quer saber como isso é possível? Veja a seguir as dicas que o Solutto elencou.
Ofereça condições atrativas na Black Friday
A Black Friday, além de encher os olhos dos consumidores, também é um momento esperado por quem sonha em abrir um negócio. E aproveitar esse interesse para apresentar seu modelo de franquia é uma excelente forma de alavancar a expansão.
Nesse sentido, é importante que você ofereça condições diferenciadas de compra, como redução no investimento inicial, opção de parcelar o investimento, ou isenção de taxas por um período, por exemplo.
Mesmo que não seja possível converter todos os leads em negociação neste fim de ano, uma campanha assim pode ser um poderoso gerador de leads para novas conversões no início de 2023.
Invista em divulgação
Embora o marketing faça parte dos esforços de qualquer franqueador que queira expandir sua rede, a divulgação pode ser ainda mais importante no final do ano.
Trabalhar com campanhas de anúncios para aquisição, conteúdos orgânicos dentro e fora do seu site e trilhas de nutrição de leads é fundamental para fazer com que sua marca seja encontrada.
As feiras de franchising também são ótimas oportunidades para trazer mais visibilidade, além da oportunidade de ter um contato próximo e direto com potenciais investidores. Participar de eventos assim pode ser muito importante para os seus planos de crescimento, não só ao longo do ano, mas no final dele também.
Recupere os leads que não converteram ao longo do ano
Outra dica que vale a pena colocar em prática para vender mais franquias é entrar em contato com os leads captados pela marca ao longo do ano, mas que não converteram em vendas de franquias.
Esses contatos já demonstraram interesse na marca, então, vale a pena entender quais foram os fatores que impediram o avanço da negociação nos últimos meses e explorar alternativas para fechar negócio no fim do ano.