As convenções de franquias são eventos importantes que visam fortalecer o desenvolvimento da rede e tornar mais próximo o seu relacionamento com os franqueados.
Além disso, esse tipo de evento no franchising agrega muitas vantagens tanto para o franqueador como para os franqueados, como a oportunidade de ouvir os feedbacks dos empreendedores, debater soluções em grupo, propor novas ideias e renovar a motivação da rede.
Mas vale destacar que, para surtir resultados positivos, as convenções devem ser realizadas de forma estratégica, seguindo alguns eixos de organização muito importantes. Confira quais são eles:
Tenha objetivos claros
Não é interessante fazer uma convenção apenas por fazer. É necessário que o franqueado identifique motivos claros para o encontro e monte a programação do evento em torno dessas metas.
Por exemplo, se uma das proposta é incentivar os franqueados a obterem resultados melhores, premiar as unidades que tiveram desempenho acima da média pode ser uma boa ideia.
Lembre-se também de criar peças de divulgação que comuniquem com antecedência sobre as datas e programação, bem como sobre a importância da participação dos franqueados no evento.
Separe as convenções por regiões
Redes maiores, com unidades espalhadas em diferentes cidades do país, podem se beneficiar ao fazer convenções separadas por região.
Desta forma, os franqueados não precisam viajar longas distâncias para comparecer - o que pode ser fundamental para o volume de presenças atingir o esperado.
Outra opção é fazer convenções online. Apesar de serem mais desafiadoras do ponto de vista de interação, elas podem ser boas soluções para ter maior aderência dos franqueados.
Dê voz para os franqueados
Muitas vezes, uma convenção nacional ou regional é uma das poucas oportunidades que os franqueados têm para expressar suas dúvidas, perguntas e críticas.
Por isso, é importante que os franqueados se preocupem em ter um momento para que os investidores possam ter acesso aos profissionais da franqueadora (inclusive aos diretores e presidente).
Contar com o depoimento de algum franqueado que conseguiu se destacar nos últimos anos também pode contribuir muito com o crescimento dos franqueados que estão assistindo. Esses momentos trazem inspirações para os franqueados e podem incentivá-los a conquistar bons resultados.
Promova treinamentos
Um bom incentivo para que os franqueados queiram participar da convenção é promover treinamentos e reciclagens que possam ajudá-los no dia a dia do negócio.
Para viabilizar essas capacitações, é interessante planejar o espaço e momento no qual serão realizadas e considerar qual será a estrutura necessária.
Também é necessário avaliar se o treinamento será ministrado por um profissional da franquia, ou vale trazer um especialista de fora para participar.
Reconheça, motive e divirta
Uma forma eficiente de manter os seus franqueados motivados é reconhecendo o empenho deles e mostrando o quanto a franqueadora valoriza cada um dos seus parceiros de negócio. Isso pode ser feito de muitas formas diferentes, incluindo premiações e citações de cases de sucesso da marca.
Por outro lado, é igualmente importante demonstrar o apoio da franqueadora para motivar as unidades que não chegaram lá a continuar persistindo.
Também é válido criar ocasiões de descontração, seja por meio de gincanas, rodas de conversa, torneios e outras atividades que integrem divertidas ainda mais os franqueados.
Além de proporcionar um aprendizado mais leve, esse tipo de ação estreita o relacionamento com o franqueador e pode promover momentos inesquecíveis na história do seu negócio.