Nas franquias do varejo, a gestão de estoque é fundamental para o equilíbrio do negócio. Por meio dela, as unidades conseguem evitar excessos ou escassez, equilibrando a oferta e a demanda de uma forma inteligente e lucrativa.
Quando esse processo é bem feito, as franquias se tornam capazes de atender os clientes com eficiência e agilidade, mantendo a reputação da marca e a fidelidade do consumidor. Além disso, esse processo também auxilia na sazonalidade, já que em determinadas épocas do ano pode ser necessário abastecer o estoque de uma forma diferente do usual.
Embora as vantagens de uma boa gestão de estoque sejam inquestionáveis, em meio às muitas obrigações de uma franquia, nem sempre é possível realizar essa tarefa da melhor maneira. Quando isso acontece, as falhas neste processo podem gerar prejuízos gravíssimos!
Nesse sentido, contar com o auxílio de um ERP é muito importante, especialmente se ele contar com módulos e recursos voltados para essas necessidades, como é o caso do Solutto!
Como o Solutto pode contribuir com a gestão de estoque das franquias
Com o Solutto, franqueadores e franqueados podem otimizar diversas áreas de seus negócios, incluindo a gestão de estoque! Essa tarefa pode ser melhorada principalmente por meio de módulos como o de central de compras e o de gestão financeira.
No primeiro, as franqueadoras encontram ferramentas que têm o papel de facilitar a experiência de compra e agilizar a administração do estoque das unidades franqueadas.
Uma delas é a reposição de produtos, na qual os franqueadores podem configurar uma sugestão de estoque mínimo, que recomenda compras de acordo com o estoque ideal de cada unidade.
Ao atingir esse nível de mercadorias também é possível programar o sistema para realizar pedidos em fornecedores homologados. O ERP pode fazer esse pedido automaticamente, ou, se o responsável preferir, as compras podem ser enviadas para aprovação antes de serem transmitidas para o fornecedor.
A ferramenta de atualização automática também é importante, pois não requer que a companhia disponha de pessoas para analisar o estoque presencialmente. Ao contrário disso, ela faz uma conferência digital para identificar os itens que precisam de reposição conforme as vendas acontecerem.
Na prática, o módulo de central de compras contribuirá diretamente com a gestão de estoque, especialmente por centralizar as compras em um único local, permitir a integração com fornecedores homologados e automatizar tarefas que antes dependiam do fator humano — e por isso estavam mais sujeitas a falhas.
Já o módulo de gestão financeira otimiza as franquias com uma padronização da sua gestão de estoque, vendas, fluxo de caixa, cobranças e faturamento de redes de franquias.
Nessa plataforma é possível utilizar, por exemplo, o Smart Boletos, que automatiza o processo de envio de boletos, baixa de pagamentos e notificações de cobrança automáticas.
As companhias ainda podem usufruir da integração em tempo real com o módulo PDV. Dessa maneira, o sistema fornece dados precisos sobre as vendas realizadas em cada loja, permitindo um acompanhamento detalhado do estoque em tempo real e facilitando a reposição de produtos conforme a demanda.
É importante destacar também que, como esse módulo garante uma visão complementar de contas a pagar e a receber, o franqueador tem acesso completo às entradas e saídas, garantindo uma melhor gestão dos recursos financeiros.
Portanto, ter o Solutto como aliado também na gestão de estoque é uma excelente escolha para as franquias! Se você quer conhecer mais sobre o sistema, fale conosco e solicite um orçamento.