Muitas franqueadoras utilizam a operação com multifranqueados como uma peça-chave na expansão, pois há um potencial de crescimento muito significativo para a rede nesse tipo de negociação.
Para se ter ideia, uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2020 apontou que quase 85% das franquias do país contam com multifranqueados, ou seja, com franqueados que têm mais de uma loja.
A porcentagem expressiva é um reflexo das vantagens que os franqueadores encontram ao ter investidores com duas ou mais franquias.
Isso porque, para o franqueador, o multifranqueado representa menos tempo e recursos gastos na prospecção e treinamento de novos franqueados e foco no estreitamento da sua relação com quem já atua e conhece a rede.
Por outro lado, para os empresários, ter mais de uma unidade significa ampliar sua área de atuação, escalar seus resultados financeiros e se sentir ainda mais seguro financeiramente.
Inclusive, o multifranqueado consegue utilizar o seu conhecimento para fazer com que a sua segunda ou demais unidades tenham lucro muito mais rápido do que sua primeira franquia - o que é bastante atrativo para quem investe.
No entanto, para que essa relação funcione, é preciso alguns cuidados.
Mais operações trazem mais responsabilidades
Sabendo do quão vantajoso é ter multifranqueados, também é importante que os franqueadores reflitam sobre a estruturação desse tipo de negociação, antes de iniciá-la.
Mais operações trazem mais responsabilidades, e para assumi-las é necessário que o franqueador tenha uma estrutura diferenciada, que permita que os franqueados possam gerenciar suas franquias com facilidade.
Dentre os principais desafios que costumam aparecer, podemos destacar a dificuldade em manter uma gestão financeira e operacional organizada.
Mesmo que tenha equipes diferentes em cada loja, o franqueado que não tem um bom sistema de gestão pode se atrapalhar na hora de acompanhar o desempenho de cada uma de suas franquias.
Essa dificuldade também pode ser sentida pelo franqueador caso não haja uma ferramenta capaz de identificar e consolidar as unidades de um mesmo franqueado para, por exemplo, calcular royalties e agendar consultorias de campo.
Pensando nisso, o mais recomendado para as franquias que desejam ter um ganho de escala com multifranqueados é contar com um sistema de gestão especializado em franchising.
Hoje, a melhor opção é o ERP do Solutto, que já está há longos anos atuando nesse mercado e desenvolveu ferramentas modulares voltadas para as necessidades do franqueador e dos seus franqueados.
Por meio do Solutto é possível trazer mais facilidade na gestão dos multifranqueados e garantir que eles sejam assistidos no seu desenvolvimento.
Com ajuda deste sistema, o franqueador tem acesso a diversos painéis e indicadores que exibem a performance do multifranqueado e seu desempenho em tempo real, realiza a cobrança das taxas de royalties e publicidade de maneira automatizada, faz o envio de comunicados, oferece um suporte de qualidade a eles e muito mais!
Já o multifranqueado aproveita a plataforma financeira do Solutto para centralizar os números de todos os seus negócios, faz a gestão de insumos através de sua central de compras e ainda conta com gestão por indicadores em tempo real.
Ou seja, o Solutto possui todas as ferramentas que o franqueador precisa para estruturar sua operação de multifranqueados com qualidade!
Se a sua marca tem essa demanda, não deixe de consultar o Solutto para conhecer e outras vantagens que oferecemos para você e seus franqueados.