O plano de expansão de uma franquia requer um olhar bastante estratégico, principalmente no que diz respeito à escolha das praças que receberão novas unidades.
Essa definição é fundamental para que sua marca possa crescer de forma sustentável, aumentando a sua presença nos locais em que tem maiores chances de prosperar.
Abaixo, você encontra alguns caminhos para entender quais são as cidades e regiões que devem fazer parte do seu plano de expansão.
Como escolher as melhores praças para expandir sua franquia
Estude o perfil dos seus consumidores
Uma boa forma de começar a definir quais são as melhores praças para receber uma franquia é analisando o perfil dos seus consumidores. Compreenda quais são os seus hábitos, faixas etárias, classes sociais e outros detalhes que podem ser importantes para o seu negócio.
Com isso, será mais fácil identificar as cidades e bairros que concentram um maior volume de pessoas com o perfil que você procura.
Use ferramentas de geomarketing
Ferramentas de geomarketing são excelentes para te ajudar a conhecer melhor as particularidades de certas regiões.
Através delas, você será capaz de entender melhor aspectos como a cultura local, o clima da região e também os pontos que têm potencial para abrir novas franquias da sua marca.
Verifique a disponibilidade de suporte
Hoje, boa parte da comunicação com os franqueados pode ser realizada à distância. Mas, mesmo assim, é importante que os consultores tenham disponibilidade para atender os franqueados presencialmente, caso seja necessário.
O sucesso do franqueado está muito atrelado ao treinamento e ao suporte que ele recebe. Por isso, também cabe avaliar se a localização pretendida é viável para prestar um bom suporte ao investidor.
Faça pesquisas de concorrência
Igualmente importante é realizar um estudo das marcas concorrentes à sua rede, que já operam na região. E aqui, estamos falando tanto de outras franquias como também dos negócios locais, que estão no mesmo segmento.
Ingressar em uma cidade na qual há uma carência dos serviços e produtos que você oferece pode ser uma ótima oportunidade.
Mas se a região tiver concorrentes, isso não é, necessariamente, um impeditivo para incluí-la em seu plano. Nesses casos, a estratégia é entender como sua franquia pode ser ainda mais atrativa para o consumidor do que as marcas que ele já conhece.
Observe quais são as lojas mais fortes da região
Além dos seus concorrentes diretos, leve em consideração outras lojas que atuam onde você está pretendendo expandir. Empresas tradicionais da região podem ajudar a atrair os primeiros clientes e agregar credibilidade para o seu negócio.
Por exemplo, se você tem uma franquia de roupas infantis, pode ser interessante que suas unidades estejam próximas ou façam parcerias com lojas de brinquedos para ganhar visibilidade.
Escute os franqueados
Se você já tem um candidato interessado em abrir uma franquia em um lugar que a marca ainda não está presente, faz muito sentido ouvi-lo para avaliar porque ele considera a praça um bom investimento.
Geralmente, quando um empreendedor sugere uma cidade ou bairro para expansão é porque ele conhece bem o local e identificou uma demanda que a marca pode suprir - o que é bastante positivo para a franqueadora.