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Como avaliar a satisfação dos seus franqueados

Será que os seus franqueados estão realmente felizes? Veja os recursos do Solutto para colher feedbacks da rede

01 mai 2024

Garantir a satisfação dos franqueados é crucial no crescimento e consolidação das franqueadoras.
 

Investidores felizes com seus negócios são mais produtivos, motivados e tendem a representar as marcas de uma forma mais ativa e eficiente, ajudando a rede a captar novos clientes e franqueados. Além disso, um franqueado satisfeito também tem mais chances de ampliar sua operação ou adquirir novas unidades, tornando-se um multifranqueado. 
 

Para a maioria das companhias, a importância de ter franqueados satisfeitos é notória e incontestável, entretanto, as estratégias para medir esse contentamento podem ser desafiadoras. 
 

Um dos parâmetros usados no sistema de franchising para mensurar esse indicador é o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece anualmente e chancela redes que prezam, entre outros fatores, pela qualidade na prestação de suporte e retorno do investimento dos seus franqueados. A última edição aconteceu no fim de março de 2024.
 

Marcas que fazem esse acompanhamento podem não só ter a chance de fazer parte desta lista seleta, como também têm a oportunidade de antecipar problemas com os franqueados e resolvê-los.
 

E ao contar com o Solutto, sua rede terá acesso a algumas ferramentas direcionadas para mensurar a satisfação dos franqueados e identificar quais são os pontos em que a franquia pode melhorar. Veja a seguir algumas delas! 

Pesquisas após a consultoria de campo 

Uma das formas de usar o Solutto para calcular a satisfação dos seus franqueados é através das pesquisas realizadas depois das visitas do consultor de campo
 

Trata-se de um formulário enviado aos franqueados logo após o checkout. Nele, o investidor pode fazer suas considerações sobre esse momento com o especialista. 
 

Ou seja, além da oportunidade que o consultor de campo tem de relatar à companhia sobre o funcionamento da unidade que visitou, o franqueado também recebe uma pesquisa em que pode pontuar sua opinião sobre a experiência com a consultoria. 

Central de Atendimento ao Franqueado (CAT)

A Central de Atendimento ao Franqueado também é um recurso importante para companhias que queiram aumentar a satisfação dos seus franqueados, já que ela pode apurar as dúvidas, problemas e desafios mais recorrentes e adotar medidas para melhorar a experiência deles.  
 

Normalmente, os temas presentes na CAT demonstram falhas no suporte, treinamento ou até no modelo de negócio. Nesse sentido, a companhia poderá otimizar esses itens e deixar os empreendedores mais felizes.

Extranet 

A extranet do Solutto também pode ser uma excelente plataforma para ouvir os franqueados e fortalecer o relacionamento com eles. 
 

Esse é um espaço que facilita a comunicação entre a franqueadora e os franqueados e, por isso, é um recurso importante para ouvir o que eles têm a dizer. 
 

A companhia também pode usar a extranet para disponibilizar manuais, calendários de eventos, realizar pesquisas, receber perguntas e enviar e receber feedbacks.

Enquetes

Por fim, outra maneira eficiente dos franqueadores se manterem atentos à satisfação dos seus franqueados é com a criação de enquetes. As enquetes permitem que os empresários sinalizem questões que a matriz ainda não identificou. 
 

Na prática, elas servirão para a coleta de feedbacks sobre uma variedade de tópicos, um monitoramento contínuo da rede e um reforço da transparência e comunicação com os parceiros.
 

A partir disso, a franqueadora terá uma visão mais clara das áreas que precisam de atenção, e trabalhar nelas será um bom caminho para manter franqueados mais felizes, produtivos e prósperos!

 
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