Com o final do ano chegando, muitas redes já começam a pensar e se preparar para a tão esperada Black Friday. E, apesar de a data oficial ser na última sexta-feira de novembro, as franqueadoras que desejam ajudar os franqueados a potencializar as vendas devem antecipar suas estratégias.
Portanto, se você quer que sua rede aproveite esse período para faturar alto, veja dicas de como apoiar os seus franqueados.
Se dedique à elaboração das campanhas
O passo fundamental para que os empreendedores vendam mais na Black Friday é elaborar uma boa campanha para atrair o cliente final.
Geralmente, é a franqueadora quem define quais serão as campanhas mais importantes do ano, e isso inclui a Black Friday. É importante, no entanto, que ela seja atrativa para toda a rede, independente da localização ou formato da franquia.
Há também a opção de desenvolver uma ação que possa ser personalizada de acordo com a região ou modelo de franquia. Nesse caso, um quiosque, por exemplo, teria a campanha ajustada ao seu potencial de vendas - que é diferente de uma loja física, por exemplo.
Qualifique seus franqueados para vender
Não basta só ter uma boa campanha de Black Friday, é preciso que os franqueados estejam bem qualificados para vender mais e melhor neste período.
Nesse sentido, é fundamental instruir a rede sobre os pilares das promoções de Black Friday, principalmente com relação à lógica de descontos, cupons especiais, itens bonificados e outros mecanismos que podem ser usados como atrativo na campanha.
Por meio do Solutto é possível utilizar a universidade corporativa para qualificar os seus franqueados em relação às novas campanhas. Na plataforma, a companhia pode promover treinamentos em vídeo, compartilhar materiais em pdfs e outros formatos.
A extranet do Solutto também é um recurso que pode ser usado para garantir a comunicação e atualização dos franqueados antes e durante a Black Friday.
Oferece estrutura necessária
Também é essencial que a franqueadora garanta que as franquias terão toda a estrutura necessária para promover uma campanha especial.
Ferramentas de gerenciamento financeiro e de estoque, por exemplo, se tornam ainda mais importantes em momentos de grande fluxo de compras.
Portanto, contar com um sistema como o Solutto, para padronizar e simplificar a gestão de estoques, vendas, fluxo de caixa, cobranças e faturamento das unidades franqueadas é indispensável!
No caso das vendas virtuais, é importante que a marca também ofereça uma boa estrutura tecnológica para que o site do franqueado não fique fora do ar devido ao alto fluxo de visitantes.
Acompanhe os resultados dos seus franqueados em tempo real
Por fim, garanta que a equipe de atendimento ao franqueado esteja bem treinada para tirar dúvidas e ajudar seus parceiros durante a ação de Black Friday.
Assim, caso seja identificada alguma dificuldade ou até mesmo uma longa distância entre o resultado esperado e o real, um especialista poderá entrar em contato com a unidade e oferecer um suporte personalizado.
Além disso, esse processo de acompanhamento dos resultados em tempo real permite um estudo de dados mais acurado e traz segurança para a tomada de decisão por parte da gestão.