Cada vez mais, a inteligência artificial (IA) tem sido vista como uma aliada nas funções do dia a dia. Esse tipo de tecnologia está presente em nossa rotina de diversas maneiras, e no mercado de franchising não será diferente.
Existem muitas maneiras dessas ferramentas contribuírem com a otimização dos processos em uma rede de franquias e se tornarem aliadas de franqueadores e franqueados na sua gestão.
Quer saber como? Continue a leitura e veja seis formas de usar a inteligência artificial no franchising.
1. Nos processos de seleção com franqueados
A inteligência artificial pode contribuir muito com a seleção de novos franqueados. Esse processo passa por diversas etapas para que o consultor da franquia consiga identificar quem são os candidatos mais qualificados — e, muitas vezes, o período para isso é extenso.
Mas com o uso da IA é possível fazer essa identificação de forma mais ágil, identificando mais facilmente quem são os empreendedores mais alinhados com o que a franqueadora busca.
Para isso, a inteligência artificial analisa o perfil dos interessados e compara com o que foi especificado no plano de expansão da franqueadora. Dessa forma, pode sugerir quem são os investidores mais indicados para abrir uma operação e poupar tempo do consultor.
2. Suporte aos franqueados
Outra forma da IA ser usada no franchising é para dar suporte aos franqueados. Mesmo que a franqueadora tenha um time de suporte, é possível que o atendimento humano demande muito tempo e não esteja disponível 24 horas por dia.
A IA pode usar seu histórico de respostas e mecanismo de aprendizado para ajudar os franqueados em suas dúvidas diárias, fornecendo respostas que solucionem problemas mais simples.
Com isso, a equipe de suporte pode se focar em ajudar os franqueados com questões mais subjetivas e estratégicas, e deixar o atendimento básico com a inteligência artificial.
3. Gerenciamento de estoque
Fazer o gerenciamento de estoque manualmente é algo que leva muito tempo em uma rede de franquias e as chances de erros são grandes.
Por outro lado, contar com a inteligência artificial nesse eixo da companhia, além de otimizar tempo, é extremamente eficiente. Essas ferramentas podem fazer um monitoramento dos produtos da rede, levando em consideração sua durabilidade, saída e até mesmo prazo para reposição.
Dessa forma, a rede não corre o risco de esquecer de uma demanda sazonal, fazer cálculos errados da saída ou ter desperdícios.
4. Monitoramento e análise de concorrência
Estar de olho nas ações e estratégias dos seus concorrentes também é uma função em que a IA pode auxiliar. Essa ferramenta pode ser usada no franchising como uma “investigadora” dos concorrentes que a rede possui, monitorando seus preços, ações especiais e interações com consumidores.
Isso possibilita que a companhia entenda as estratégias, bem como os pontos fortes e fracos da concorrência, e, assim, possa se manter ainda mais competitiva.
5. Ações de marketing e publicidade
Se a IA pode monitorar a sua concorrência, ela também pode ser usada pela equipe de marketing e publicidade da sua franquia para criar ações eficazes.
Nesse sentido, essa ferramenta pode sugerir táticas de marketing, segmentar audiências específicas com base em preferências e histórico de compras para te ajudar a criar campanhas mais assertivas.