A padronização e conformidade são alguns dos pilares do franchising, e a consultoria de campo é a ferramenta fundamental para mantê-los ativos na sua rede.
Tendo o papel de analisar os resultados dos franqueados e oferecer apoio para que eles possam se desenvolver e prosperar, a consultoria de campo se torna uma peça participativa para impulsionar os números das unidades e da marca da franqueadora de maneira global.
Sabendo da importância dessa consultoria, Solutto oferece um módulo completo com soluções nessa área. Confira a seguir, mais detalhes sobre o recurso.
Analise e compile de informações
A consultoria de campo do Solutto colabora com os resultados da franquia fazendo a verificação de como está o andamento da unidade no que diz respeito às finanças, a gestão, o atendimento, o comportamento dos funcionários e vários outros aspectos.
Para isso, o Solutto desenvolve um checklist com a franqueadora, visando verificar cada um dos critérios que estiverem nele em um trabalho à quatro mãos. Em seguida, a consultoria de campo é responsável por gerar um compilado de dados sobre as franquias, que podem ser acessados pelo franqueador a qualquer momento.
Essas informações, que possuem registros de fotos, questionário de respostas das unidades, entre muitas outras coisas, ficam armazenadas na nuvem.
Estabeleça uma relação com os franqueados
A consultoria de campo do Solutto tem a possibilidade de estabelecer uma comunicação presencial com os franqueados da rede. Isso porque, além do questionário citado acima, as visitas presenciais nas unidades também acontecem.
Nelas a reunião estará focada em compartilhar com o franqueado os indicadores apurados e entender como anda o dia a dia do negócio. Nesse momento, os franqueados também podem compartilhar suas dificuldades, entender melhor, o que a franquia espera da sua unidade e compartilhar suas conquistas.
Oriente as unidades
Nesse passo da consultoria de campo do Solutto os franqueados recebem orientações sobre como é possível adotar as melhores práticas, refinar sua gestão, corrigir problemas e até melhorar os resultados.
Em outras palavras, o consultor vai usar os dados apurados como base para orientar o investidor sobre todos os pontos que precisam ser corrigidos e sobre as boas estratégias que devem ser reforçadas.
Nesse sentido, eles serão convidados a implementar as melhorias nas suas unidades, seguindo os padrões da marca.
Crie um plano de atividades
O plano de atividades, também conhecido como plano de ação, é um conjunto de iniciativas que visam fazer com o que o franqueado cumpra os padrões determinados pela franqueadora.
As unidades devem colocar em prática as orientações que receberam dos consultores e, dentro do prazo estabelecido, alcançar essas mudanças/melhorias.
Lembrando que, conforme as atividades forem sendo executadas, é possível dar baixa nas pendências e atualizar a situação da franquia de maneira online por meio do Solutto.
Até porque, entender como a franquia está lidando com essas atividades é algo fundamental para comparar e analisar a evolução do negócio. Por exemplo, o consultor de campo saberá em que ponto a franquia teve mais dificuldade, ou facilidade.
Ofereça feedback
Por fim, a consultoria de campo poderá impulsionar os resultados da franquia oferecendo um feedback aos franqueados, sinalizando sobre as ações que foram executadas de maneira eficiente e aquelas que ainda devem receber atenção.
Nesse sentido, o consultor deve fazer uma nova visita presencial e reavaliar a unidade. Além disso, também é possível utilizar esse módulo do Solutto de forma automatizada para dar feedback, definindo alertas, notificações e e-mails para os franqueados.
Inclusive, no recurso de consultoria de campo desse ERP é possível pré-programar auto-avaliações periódicas.
Certamente esse conjunto de ações da consultoria de campo são fundamentais para fazer a rede, independentemente do segmento, crescer e atingir seus objetivos no mercado de franchising.