O The Kids Club é uma rede de cursos de idiomas inglesa presente no Brasil desde 1994 e que é especializada no ensino de inglês para crianças a partir de 18 meses de idade. Atualmente conta com mais de 45 unidades franqueadas e já atendeu mais de 5.000 crianças e jovens.
Por focar em um público jovem, a The Kids Club utiliza uma metodologia exclusiva baseada no aprendizado natural e que explora os jogos, a música e as brincadeiras do universo infantil para contextualizar o idioma e tornar a aprendizagem mais divertida.
Em 2014, a The Kids Club passou a adotar o Solutto como o único sistema de gestão e automação financeira. No ano seguinte, o sistema passou a ser utilizado também pelas franquias da rede.
O módulo Financeiro foi a porta de entrada para utilização de outros módulos que viriam a contribuir para uma série de melhorias de gestão tanto para a franqueadora quanto para os franqueados.
Com a Extranet, a rede passou a ter um canal de comunicação consolidado: o envio de comunicados através do sistema, a organização de documentos compartilhados em um ambiente seguro na nuvem e abertura de chamados para a resolução de problemas pontuais das franquias.
Com a Central de Compras, os franqueados não precisavam mais fazer a gestão dos fornecedores, do estoque e da reposição dos materiais didáticos utilizados a cada ano pelos alunos. O pedido de materiais passou a ser feito diretamente pelos pais aos fornecedores através de um ambiente online exclusivo. O que permitiu aos franqueados se dedicar ainda mais aos alunos e à qualidade pedagógica.
Logo depois, uma parceria da Solutto com uma fintech de soluções em cobranças descomplicou ainda mais a cobrança de fornecedores e o pagamento de mensalidades, contribuindo diretamente para a queda da inadimplência da rede.
Para Sylvia Helena, master franqueada da The Kids Club no Brasil, Solutto tem um papel fundamental:
“Não sei o que seria de mim sem o Solutto hoje. Nós temos tudo dentro de um único sistema: cadastro de fornecedor, alunos, franqueados, toda a parte acadêmica. O módulo de expansão é maravilhoso. Não troco por nada nesse mundo.”
E lá se vão dez anos de uma parceria que estava prestes a passar por um período
dramático e de intensas transformações.
COVID 19 E O NOVO NORMAL
A pandemia de coronavírus-19 chacoalhou o mundo no início de 2020. E não foi diferente para o franchising. O isolamento social freou o consumo e desaqueceu a economia, contribuindo para o fechamento de centenas de franquias e interrompendo uma série histórica de crescimento do setor.
Segundo dados de pesquisa da McKinsey, empresa de consultoria empresarial norte-americana, a pandemia foi a responsável por gerar, em apenas 90 dias, mudanças globais no comércio eletrônico e no comportamento do consumidor que aconteceriam apenas em 10 anos.
Nesse cenário o varejo foi obrigado a se reinventar. E a digitalização passou a ser um caminho obrigatório e sem volta.
Sites de e-commerce foram lançados em dias. Apps de delivery se popularizaram. Assim como os apps de videoconferência, permitindo às pessoas trabalhar de forma remota.
Porém, os negócios direcionados às crianças e jovens, tais como escolas e cursos de idiomas, sofreram ainda mais. Eram franquias direcionadas a públicos ainda muito pouco familiarizados com o ensino à distância e com ainda mais dificuldades para se manterem atentos ao monitor do computador.
Diante destes desafios, a Solutto desenvolveu em apenas quinze dias uma ferramenta que permitiu a realização de reuniões virtuais através do sistema e que também passou a ser utilizada pelas franquias de educação para ministrar aulas ao vivo em salas virtuais com até 25 pessoas sem a necessidade de instalação de nenhum programa ou app.
Rapidamente todos os clientes puderam ter acesso à essa solução de forma gratuita e assim manter em operação seus negócios.
“Em apenas quinze dias nós colocamos toda a nossa metodologia online e passamos a usar a ferramenta de videoconferência integrada ao Solutto para nos reunir com os franqueados duas vezes por semana e ajudá-los a fazer essa migração para o online. Perdemos muitos alunos, mas poderia ter sido pior”, afirma Sylvia.
Para Gilberto Mendes, Diretor comercial da Solutto, o diferencial não está somente em estar antenado ao mundo e às necessidades dos clientes. Mas sim em permitir que franqueadora e franqueados possam se dedicar ainda mais às suas operações:
“Para a Solutto é incrível ter um cliente como a The Kids Club, que usa o sistema na sua totalidade e vivenciou todas as facilidades que ele proporciona, pois no final das contas ele acaba por oferecer algo escasso no dias de hoje: tempo para se dedicar ao que realmente importa no negócio”.