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Case de Sucesso Arena Baby

Presente em 97% da rede, Solutto descomplica a gestão da rede de franquias Arena Baby

22 nov 2023

O hábito de comprar peças de vestuário usadas é uma tendência observada no Brasil e no mundo. Além da possibilidade de garimpar peças usadas em bom estado de conservação e à um preço bem mais acessível, a prática promove a sustentabilidade ao reduzir a demanda por recursos naturais utilizados na produção de uma peça nova e prolongamento da vida útil das roupas, evitando que elas se tornem resíduos em aterros sanitários. 

O comércio de roupas usadas, mais conhecido como brechó, é uma prática antiga. De acordo com o SEBRAE, estima-se que existam mais de 118 mil empreendimentos ativos somente no Brasil, com um aumento de 30,97% nos últimos cinco anos.

Nos últimos anos os brechós ganharam uma nova roupagem. As lojas deste nicho de mercado continuam a oferecer brinquedos, utensílios, acessórios e louças de segunda mão, mas agora com uma experiência de atendimento mais criativa e um ambiente de loja que cada vez mais distante do imaginário popular daquele brechó com dezenas de araras, peças com pequenos defeitos e amontoado de objetos. Um exemplo é a rede de franquias Arena Baby, uma das marcas pioneiras na formatação de franquias para esse mercado.

“Este ano lançamos um novo layout de loja, com um conceito inovador, uma vez que toda a comunicação visual traz elementos da natureza, onde além de atuarmos em um negócio com conceito sustentável, conseguimos deixar a loja totalmente integrada à ideia principal”, diz Pedro Cruz, diretor de franquias da rede de brechós Arena Baby.

SOLUTTO AUTOMATIZA PROCESSOS E DESCOMPLICA GESTÃO DA UNIDADES DA REDE

Cliente Solutto desde 2017, o ERP para franquias é usado como o software de gestão oficial da rede de franquias Arena Baby e está presente em 97% das unidades franqueadas da rede, que cresce a passos largos. Apenas em 2023, a rede inaugurou 26 unidades, registrando um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. A previsão de faturamento para esse ano é de R$9,7 milhões

A gestão financeira é uma parte crítica em qualquer negócio. E em uma rede de franquias não é diferente.

Para simplificar e automatizar a sua gestão financeira, o Arena Baby conta com os módulos “Financeiro e Faturamento” e “Gestão de Royalties e Fundo de Propaganda” de Solutto. O primeiro permite o registro de contas a receber, negociações e gestão de cobranças recorrentes de forma individualizada. Além de gerar relatórios financeiros e painéis gerenciais para acompanhar a saúde financeira das unidades da rede de forma simples. Inclusive de inadimplência. O segundo simplifica e automatiza todo o processo de cálculo, envio e baixa de cobranças das duas principais taxas do franchising: os royalties e o fundo de propaganda. Além disso, o próprio módulo é responsável pelo envio automático de e-mails ou SMS periódicos para aqueles franqueados com pagamentos em aberto, o link para emissão de uma nova cobrança, já com as correções monetárias adotadas pela franqueadora, combatendo a inadimplência. Tudo isso de forma rápida e segura.

O módulo de Extranet de Solutto também é amplamente utilizado pela rede, garantindo uma comunicação mais assertiva e eficiente com a rede.

Uma funcionalidade do módulo de Comunicados permite o acesso ao sistema Solutto pelo franqueado somente após a confirmação de leitura do comunicado, aumentando significativamente a eficiência da comunicação.

O módulo de Treinamentos permite a formação e atualização contínua de franqueados e colaboradores por meio de vídeo aulas que podem ser acessadas a qualquer momento e até pelo celular.

Todas as solicitações e pedidos de suporte enviados para a franqueadora pelas franquias da rede são gerenciadas por meio do módulo de Chamados, que transforma todos os pedidos em e-tickets e direciona para as equipes de atendimento, facilitando todo o processo de recebimento e resposta das demandas dos franqueados, contribuindo para maior eficiência das redes.

PADRONIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO TAMBÉM É IMPORTANTE NO SEGMENTO DE FRANQUIAS

Ainda que o segmento de franquias seja caracterizado pela padronização de produtos, serviços e atendimento, nem sempre essa padronização se faz presente nos softwares de gestão adotados em uma rede de franquias.

Enquanto algumas redes são mais flexíveis e permitem a utilização de mais de um software de gestão ou ERP ou a integração com outras plataformas, outras redes são mais criteriosas e permitem a utilização apenas de um ERP.

Para Rogério Freitas, Customer Success da Solutto, encontrar o melhor software de gestão para o momento da rede e disseminar seu uso é fundamental por toda a rede.

"Centralizar o uso do sistema de gestão em uma única solução é positivo para franqueadora e franqueados pois permite a padronização de processos, proteção e segurança dos dados transacionais, facilita a tomada de decisão pelos gestores e até mesmo redução de custos ao negociar preços especiais de acordo com a quantidade de unidades utilizando o sistema."

 
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