Confira 6 dicas para começar sua empresa de desenvolvimento de software
DE SÃO PAULO
O setor de desenvolvimento de software no Brasil está em franca expansão. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o mercado brasileiro atingiu um faturamento de US$ 21,4 bilhões (R$ 44,8 bilhões) em 2011, um crescimento de 12,4% em relação ao ano anterior.
Ainda de acordo com dados da associação, o Brasil somava 10.302 empresas nos segmentos de serviços, distribuição e desenvolvimento de software em 2011, sendo que a maioria (93,4%) são micro e pequenas empresas.
|
|
O setor também pode crescer com investimento anunciado pelo governo em agosto deste, por meio do programa TI Maior, que vai destinar R$ 486 milhões para as companhias brasileiras de software e de serviços de TI até 2015.
Para Erick Vils, sócio da empresa WebSoftware, o mercado está em franco em desenvolvimento e apresenta oportunidades para os interessados. "A demanda por tecnologia é crescente e não vai parar."
O empreendedor atua há quase 20 anos com o desenvolvimento de softwares e, hoje, sua companhia tem 20 funcionários e 380 clientes corporativos.
Confira as dicas de Vils para ter sucesso ao empreender no setor.
PEQUENOS
Com o perfil de pequenos negócios, o natural no ramo é começar sozinho, trabalhando de casa e desenvolvendo programas com o próprio computador. "Comece cedo a criar e não tenha medo dos erros. Evite somente os custos fixos, como de escritórios, para focar somente no desenvolvimento de suas ideias."
TRÊS PILARES
Ao desenvolver o software fique atento para os três pilares da ação: prazo, investimento e escopo (funcionalidade do programa). "É importante manter o preço e o prazo, por isso, o escopo deve ser reduzido ao que é mais importante para os usuários, mesmo que ainda incompleto."
TESTE
Para Vils, a melhor maneira de começar é investir em produtos menores para se ter uma ideia de como os usuários vão reagir a ela. "Se você gastou muito tempo e dinheiro no desenvolvimento do produto vai ser ruim financeiramente se ele não fizer sucesso. Uma boa opção é lançar uma versão gratuita, para descobrir quais as demandas das pessoas e o que as motivaria a pagar pelo software."
TEMPO
Em um mercado ágil como o de tecnologia, quem copia sempre sai atrás na corrida e enfrenta muita concorrência. Por isso, o melhor é criar programas novos, misturando ideias já existentes e acrescentando um toque particular. "Fique atento também se o mercado está pronto para o seu software. É muito comum bons programas serem avançados demais para o seu tempo."
TENDÊNCIA
Prever alguma coisa sempre é muito difícil. "Algumas coisas são senso comum, como que o número de usuários da internet vai aumentar. Fora isso, desconfie e análise o mercado em profundidade levando em conta sua interpretação pessoal dos dados."
SÓCIO
Para contribuir no crescimento da sua empresa, um sócio pode ser de grande ajuda. "O ideal é que seu parceiro de negócios seja complementar tanto nas habilidades técnicas quanto no comportamento. Uma pessoa criativa precisa de uma pessoa organizada para fazer a companhia prosperar."