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5 ferramentas para se comunicar melhor com seus franqueados

A comunicação estabelecida entre uma franqueadora e os seus franqueados é fundamental para alcançar ou melhorar seus resultados e para ter uma percepção de como cada unidade está se posicionando no mercado.

10 fev 2023

A comunicação estabelecida entre uma franqueadora e os seus franqueados é fundamental para alcançar ou melhorar seus resultados e para ter uma percepção de como cada unidade está se posicionando no mercado.

 

Por conta disso, é sempre importante que a franqueadora facilite essa comunicação e priorize ela em seu dia a dia.

 

Mas, como fazer isso com eficiência em uma rede em que existem diversas unidades e desafios diferentes para cada franqueado?

 

A resposta é muito simples: há uma necessidade de investir em ferramentas de comunicação que melhorem esse vínculo com a rede. Veja a seguir 5 instrumentos fundamentais nesse processo. 

 

Conheça as 5 melhores ferramentas para se comunicar melhor com os seus franqueados

 

1. Treinamento regular

Inicialmente, uma das primeiras etapas de contato que o franqueador deve ter com o franqueado, após a compra da franquia, é o treinamento. Esse momento é muito importante para estabelecer uma relação profissional de confiança e respeito.

Assim, a franqueadora pode usar dos treinamentos como uma ferramenta de comunicação inicial, apresentando os princípios da marca, estabelecendo com clareza o que se espera do investidor e como a franqueadora vai contribuir com o sucesso dele. 

 

No Solutto esses treinamentos acontecem na Universidade Corporativa, um ambiente de estudos à distância que permite aos inscritos assistir vídeo aulas a partir de qualquer computador, download de materiais de apoio, aplicação de testes e outros instrumentos de capacitação e medição de resultados.

 

2. Extranet

O módulo de extranet do Solutto é um recurso importante para compartilhar informações e conteúdos entre franqueadora e franqueado. 

 

O sistema tem sub-módulos personalizáveis e que podem ser direcionados para o relacionamento com diferentes públicos de interesse da franqueadora: franqueados, colabores, consultores de campo, entre outros.

 

Além de centralizar e aprimorar a comunicação com a rede, a maioria dos sub-módulos registra o recebimento e leitura, garantindo maior assertividade, segurança e transparência na transmissão de mensagens. 

 

Há ainda a possibilidade de se enviar comunicados que só permitem o acesso ao sistema somente após a confirmação de leitura pelo destinatário, garantindo mais assertividade à comunicação.

 

3. Central de atendimento ao franqueado (CAF)

Uma central de atendimento ao franqueado é fundamental para quem prioriza a comunicação contínua com os seus investidores. 

 

Esse ambiente online é importante para o esclarecimento de dúvidas e acompanhar o dia a dia do franqueado. Ele funciona como uma plataforma de abertura de chamados (ordens de serviço). Neste mesmo ambiente é possível gerenciar e filtrar os chamados abertos pela rede, garantindo a centralização da comunicação dentro do sistema. 

 

Essa é uma das ferramentas que os franqueadores encontram ao contratarem o Solutto como o seu ERP. Lembrando que essa funcionalidade atende muito bem os segmentos de varejo, foodservice, educação, saúde, odontologia, beleza e bem-estar, entre outros.

 

4. Redes sociais

Outra maneira de otimizar a comunicação é criando redes sociais da marca com enfoque nos parceiros. Nessas plataformas, a sua franqueadora pode abordar temas de interesse deles e fazer com que conheçam ainda mais a cultura, conceito e novidades da rede. 

 

Nesse sentido, um bom exemplo de comunicação com eles é dar destaque a uma unidade que tenha tido bons resultados em um determinado período, trazer tendências do ramo de atuação da rede, entre muitas outras possibilidades.

 

5. Convenções

Por fim, outra ferramenta importante para melhorar a comunicação com os seus franqueados é a realização de convenções.

 

Nesses eventos, a marca pode trazer palestrantes, apresentar novos projetos, destacar unidades que conquistaram sucesso, compartilhar cases de sucesso e criar uma interação entre os franqueados. 

 

Esses encontros reforçam a noção de pertencimento à rede e são ótimos instrumentos para fortalecer as relações entre os empreendedores e com a própria marca. 

 

Certamente, ao adotar essas ferramentas para a sua rede, a comunicação com os franqueados será mais alinhada e irá contribuir com as estratégias de crescimento da companhia.

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