Home Blog Como trabalhar ciclos de nutrição com candidatos a franqueados

Como trabalhar ciclos de nutrição com candidatos a franqueados

27 jul 2018

Saiba o que são e como usar os ciclos de nutrição na sua rede de franquias

Conquistar novos franqueados é um dos principais objetivos das redes que estão expandindo seus negócios. Mas, para alcançar essa meta, as marcas precisam entender muito bem qual é o perfil de candidato que estão buscando e como transformá-lo em franqueado. 

Esse processo de converter uma pessoa interessada em franchising em um líder de uma de suas franquias exige muita estratégia, dedicação e as ferramentas certas. Uma das melhores, nesse sentido, são os ciclos de nutrição. 

O que são ciclos de nutrição

O primeiro passo para aumentar o seu número de unidades é entender que o processo de conversão, normalmente, tem algumas etapas. 

A maioria dos franqueados inicia esse processo sendo apenas um interessado em franquias, mas que ainda não tem muitas informações sobre o mercado, segmento ou a marca com a qual deseja atuar. 

Depois, ele passa a entender melhor o funcionamento das franquias, quais são os direitos e deveres de um franqueado e conhece as marcas que atuam no setor que mais o agrada. E, depois de mais algum tempo, ele colhe todas as informações que precisava para confiar melhor em uma rede específica, ganha conhecimento sobre seus procedimentos e o formato de negócio que mais o interessa. É nesse momento que o candidato se torna um franqueado. 

Percebeu como o caminho para transformar um interessado em franqueado exige tempo e, mais do que isso, informações e confiança? É exatamente aqui que os ciclos de nutrição atuam.  

Nutrir um candidato significa que você vai “alimentá-lo” com informação sobre o seu mercado e sua franquia. E é isso que vai ajudá-lo a criar um relacionamento, inspirar confiança e deixá-lo pronto para fechar negócio. 

Em outras palavras, a nutrição garante que você prepare o interessado para que ele possa receber um contato comercial e, por fim, assinar o contrato de franquia.

Como trabalhar os ciclos de nutrição em franquias 

Os ciclos de nutrição só são efetivos se forem direcionados para pessoas que já demonstraram ter algum interesse no seu mercado e negócio. Por isso, não vale a pena querer “empurrar” o conteúdo para qualquer pessoa. É preciso que ela já tenha intenção de se tornar um franqueado e esteja dentro do perfil que você busca. 

Do contrário, você vai apenas gastar tempo e orçamento nutrindo um lead que nunca será convertido. 

Nas estratégias de marketing, entendemos por lead, as pessoas que declararam abertamente que têm interesse no seu tipo de franquia. Seja porque baixaram um e-book que você produziu, porque se cadastraram na sua newsletter ou porque preencheram o formulário para saber mais sobre os seus modelos de negócio. 

Por meio de recursos como esses, você terá acesso a contatos dos clientes e poderá criar os seu ciclos de nutrição.

Uma das formas mais comuns é fazer a nutrição enviando e-mails para os candidatos, mas você também pode mandar conteúdo por outros canais, como por SMS ou Whatsapp, por exemplo. 

O importante é ter um bom canal de contato e pensar o conteúdo de forma estratégica, para que ele informe e gere confiança o suficiente para o candidato se tornar um franqueado. 

Faça a nutrição dos seus candidatos com o Solutto!

Para criar ciclos de nutrição realmente efetivos você precisa de uma boa ferramenta para manter as informações dos futuros franqueados e organizar os conteúdos que serão enviados para eles. Essa ferramenta é o Solutto! 

O módulo de CRM do Solutto permite criar formulários totalmente personalizados e gerenciar os contatos como oportunidades de venda. 

Através do sistema de funil de vendas e o registro de histórico de relacionamento, você será capaz de segmentar os candidatos de acordo com a sua proximidade em fechar negócio e detalhar quais estratégias foram usadas e as respostas obtidas em cada caso. 

Além disso, o módulo conta com ferramenta de disparo de e-mail marketing com trilhas de nutrição e envio automatizado de SMS. Tudo para facilitar a organização e garantir um esquema de nutrição e conversão mais efetivo!

Gostou dessa ideia? Então não perca mais tempo e conheça as soluções do Solutto!


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.