Dar conta de todas as tarefas na administração e expansão de uma rede, como pensar novas estratégias, analisar o sucesso das ações e manter os franqueados motivados, exige muito dos times de gestão das franquias.
Além de muita organização, o volume de processos que estão envolvidos no dia a dia de uma rede demanda ferramentas que garantam a eficiência e profissionalismo da gestão.
Uma das soluções que existem no mercado é o Kanban, um método de organização que pode contribuir muito na gestão de franquias. O Kanban permite que empresas dos mais variados setores visualizem seus processos de uma maneira simplificada e de fácil entendimento.
Na prática, ele oferece um layout de colunas e cartões no qual o franqueador acompanha o status de cada tarefa da rede. A organização nas colunas e a atribuição de cores permite a fácil identificação de como cada processo ou projeto está caminhando.
Dessa forma, os profissionais têm uma referência visual que os ajuda a entender rapidamente quanto tempo uma tarefa está levando para ser concluída ou em que etapa um cliente está no processo de compra.
Isso torna a ferramenta um recurso valioso para interpretações rápidas e assertivas, que fazem o dia a dia mais ágil e produtivo.
Além do uso do método Kanban na gestão dos processos, também é possível que as franqueadoras usem esse instrumento na organização do seu estoque de produtos, relacionamento com os clientes, eficiência de cada uma das suas unidades, na gestão de candidatos a franqueados e muito mais!
Como o Kanban funciona no Solutto?
Sabendo da importância que o Kanban pode ter no mercado de franchising, o Solutto oferece essa ferramenta em vários dos seus módulos, como, por exemplo, no de candidatos, na central de compras e clientes, entre outros.
A expansão conta com um quadro Kanban para que o time de vendas possa ter uma visão tática sobre o histórico dos interessados em abrir uma franquia. Nesta seção, cada candidato que a rede receber será representado por um cartão e, dependendo da cor deste cartão, o profissional pode identificar como anda o processo de negociação com aquele candidato. Há ainda informações sobre quando houve o último contato com ele, quando chegou na base de leads da franquia e qual sua franquia de interesse (muito útil no caso de holdings).
Vale dizer que as colunas e os parâmetros de avaliação dos candidatos são personalizáveis para atender às etapas de negociação de cada franqueadora.
Assim, os franqueadores possuem uma visão mais abrangente e de fácil interpretação em diversos dos seus processos, de forma que o gestor e seu time possam visualizar rapidamente quais são os pontos de atenção com os candidatos.
E essa é só uma das formas em que o Solutto utiliza o método Kanban em seus módulos, mas em todos eles o intuito é fazer com que a rede ganhe tempo e seja mais eficiente nos seus processos.