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Como engajar sua equipe de vendas e aumentar a performance

17 mai 2019

Motivar seu time comercial e melhorar o desempenho dos profissionais pode ser mais simples do que parece! Confira 5 dicas para conquistar esse objetivo

Independente de qual é o seu segmento de atuação, é bem provável que sua empresa conte com um time de vendas. E, muito provavelmente, a receita consolidada do negócio depende bastante do desempenho dos profissionais que integram essa equipe. 

Além de dar à equipe boas ferramentas para trabalhar, como o CRM da Solutto, é fundamental que um bom gestor também se preocupe com o nível de engajamento dos profissionais. Isso porque a satisfação e motivação de um vendedor estão diretamente ligadas à sua performance. 

Na sequência, veremos cinco dicas infalíveis para manter seu time de vendas envolvido e comprometido com os objetivos da companhia.

Seja transparente

A segurança no discurso é fundamental em um time de vendas. É por isso que nenhum vendedor alcançará o sucesso comercializando algo que não conhece muito bem para uma empresa na qual não confia. 

Para evitar esse tipo de situação, seja sempre transparente com os profissionais que trabalham com você, tanto no que diz respeito ao que estão vendendo, quanto sobre os objetivos da venda e os próximos passos da empresa. 

Essa relação de confiança é fundamental para manter a equipe satisfeita e motivada, e isso impacta diretamente nos resultados.  

Lidere ao invés de chefiar

Não sabe qual a diferente entre um chefe e um líder? Um chefe apenas dá uma tarefa para um colaborador e recebe os louros pelo trabalho de todos. Um líder mostra o caminho, ajuda a equipe a chegar lá e divide o reconhecimento com todo mundo. 

Considerando essa definição, não é preciso dizer que líderes têm muito mais chances de engajar equipes verdadeiramente do que os chefes, não é mesmo? 

Seja o tipo de profissional que não só repassa, mas divide as tarefas com sua equipe e mostra que todos – inclusive você – estão juntos para atingir os objetivos propostos. 

Crie metas realistas

Ainda existem gestores que acreditam que quanto maiores as metas, mais o time de vendas vai se esforçar para cumpri-las. Mas, a verdade é que quando criam objetivos inatingíveis, eles estão criando profissionais frustrados, desmotivados e que acreditam que a empresa quer que eles fracassem. 

Pensando nisso, é fundamental que um bom líder crie metas que estejam de acordo com a realidade do negócio e podem realmente ser atingidas com esforço e dedicação. 

Dê o exemplo 

Quer que seus funcionários cheguem no horário? Então, você também não deve se atrasar. Recrimina o fato de não respeitarem os horários de almoço? Comece cumprindo o seu. Não gosta que usem redes sociais durante o expediente? Seja o primeira a deixar o celular de lado. 

Bons gestores sabem que precisam dar o exemplo para sua equipe. Isso vale para qualquer departamento, inclusive para o time comercial. 

Muitas vezes, só a mudança de atitude do gestor já é o suficiente para o colaborador perceber que seu comportamento é inadequado e se corrigir. 

Reconheça e recompense 

Uma das maiores queixas dos profissionais é não ter o seu trabalho reconhecido pela empresa. Quando se sentem assim, é natural que estejam frustrados, desmotivados e que pensem que não faz nenhuma diferença atingir ou não suas metas. 

Essa situação piora porque as empresas até notam o esforço do vendedor, mas acreditam que reconhecer e recompensar quer dizer, necessariamente, promovê-lo ou dar uma bonificação a ele. 

Na verdade, existem muitas formas de fazer isso sem comprometer o orçamento da companhia. Muitas vezes, só um dia de folga, uma menção na próxima reunião da equipe ou mesmo um e-mail são capazes de mostrar que o trabalho do colaborador está sendo notado e reconhecido.

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