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Leads não convertem? Entenda os possíveis motivos

Sua franquia tem dificuldade de fechar negócios? Veja o que pode estar atrapalhando sua conversão

31 out 2024

A conversão de leads é um desafio comum para franqueadores que desejam expandir suas redes. 

É claro que nem todos os interessados em abrir uma franquia vão, de fato, se tornar franqueados. Mas quando a taxa de conversão é muito baixa, é preciso avaliar se falhas no processo de captação e venda não estão prejudicando os resultados da franquia. 

Neste artigo, vamos explorar os motivos mais comuns pelos quais os leads não convertem e oferecer dicas para mudar essa situação.

Leads mal qualificados

Uma das principais razões pelas quais os leads não convertem é a falta de qualificação. Isso significa que muitos dos contatos gerados não atendem aos critérios básicos necessários para se tornarem franqueados, seja por falta de capital, experiência ou simplesmente por não se identificarem com o modelo de negócio. 

Leads mal qualificados sobrecarregam a equipe comercial, que acaba dedicando tempo a contatos que dificilmente avançarão no funil de vendas.

O Solutto conta com CRM próprio que permite automatizar o cadastro de informações e integrar os dados diretamente de sites e portais especializados. Isso garante que a equipe de expansão terá acesso às informações que precisa, independente de onde venha o lead.

Esses dados também podem ser filtrados conforme critérios específicos, facilitando a segmentação e o foco nos contatos mais promissores.

Também é possível produzir fichas de pré-qualificação (FPQ), que são utilizadas pela área de expansão como um segundo passo após o cadastro inicial, com o objetivo de coletar informações mais detalhadas. 

Esse formulário, que é totalmente personalizável, evita pedir muitos dados no primeiro contato, mas assegura que a expansão entenderá melhor quem são os candidatos que têm mais potencial para avançar nas negociações. 

Falta de acompanhamento consistente

Outro motivo comum é o acompanhamento inadequado. Muitos leads não convertem simplesmente porque não há uma sequência de contatos estruturada e consistente para nutrir o interesse. A falta de follow-ups regulares faz com que o lead perca o interesse ou considere outras oportunidades.

É por isso que o Solutto estruturou seu CRM de forma que seja possível criar trilhas de nutrição automáticas e programar disparos de e-mails e SMS para manter o relacionamento com os leads ao longo do tempo. 

O sistema permite ainda configurar follow-ups automáticos e montar campanhas de e-mail marketing para manter o lead engajado. 

Falta de informações estratégicas

Sem uma visão clara do processo de vendas, torna-se difícil identificar gargalos e entender onde os leads estão abandonando o funil de vendas. 

Por isso, o Solutto exibe informações estratégicas em dashboards e painéis de indicadores, ajudando a equipe a visualizar o desempenho das oportunidades em tempo real. Isso facilita a análise e a tomada de decisões baseadas em dados, ajudando a ajustar o processo de vendas conforme necessário. 

Além disso, com o registro completo do relacionamento com o lead em um único local, é possível ter uma visão mais detalhada de todas as interações e históricos, o que é fundamental para um atendimento personalizado.

Ausência de uma comunicação centralizada

Quando as informações sobre os leads e o relacionamento com eles estão dispersas em diferentes sistemas, há um alto risco de perder dados importantes ou não realizar o acompanhamento adequado. 

Outro ponto crítico é a falta de uma comunicação centralizada, que também dificulta o acesso rápido a documentos essenciais, como contratos e fichas de avaliação.

Com o Solutto é possível centralizar todas as informações e documentos relevantes em um único local. Isso inclui registros de arquivos, questionários, fichas de avaliação e até a Circular de Oferta de Franquia (COF). 

Com esse recurso, o time de vendas tem fácil acesso a todos os dados necessários para acompanhar o processo de conversão, aumentando a eficiência e reduzindo o risco de falhas.

 
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