Cansado de lidar com os atrasos dos funcionários, Erick Vils, fundador da WebSoftware, pequena empresa de tecnologia da informação do Rio de Janeiro, resolveu ter uma conversa franca com a equipe. Com isso, descobriu que o trânsito e a distância de casa para o trabalho eram as causas do problema
Dessa forma, para não perder funcionários qualificados e ao mesmo tempo acabar com os atrasos, criou uma espécie de república corporativa. A empresa subsidia entre 70% e 80% do aluguel de uma casa em Jacarepaguá, onde hoje moram seis dos 18 funcionários. Para facilitar o deslocamento até o escritório, ainda colocou à disposição da equipe uma van gratuita. Assim, Erick conseguiu não apenas que todos cheguem no horário. Nos últimos quatro anos, apenas uma pessoa pediu demissão do empreendimento.
A empresa criou também uma linha de crédito com parcelamento em doze vezes sem juros e ainda oferece premiações mensais de até R$300. “Percebemos que para as gerações mais novas, ter qualidades de vida pesa mais do que recompensas financeiras”, afirma. No total, o investimento em benefícios equivale a uma fatia de 3% a 5% do faturamento. “Mudamos até a forma de contratação. Sou menos rigoroso na avaliação, mas em troca posso cobrar mais resultados.”