Investir em inovação é fundamental para garantir o sucesso
12 de dezembro de 2006, Jornal do Commercio
Segundo Saiani, cinco campos se destacam por terem maior poder de impacto no
cliente: a comunicação externa da loja, as garantias e promessas oferecidas ao
consumidor, o produto e o preço, a comunicação dentro da loja e o atendimento.
Esforços focados nestes tópicos não serão em vão. "Manter o cliente é muito
difícil, porque requer dedicação. Quanto mais ele gosta do negócio, mais gasta.
No entanto, maior é a exigência por reconhecimento", explicou o consultor.
Inovação. Saiani lem bra ainda que inovação e ousadia caminham lado a lado.
"Quem se atreve e corre o risco de ir onde o cliente está, até erra, mas é o
único que tem chance de sucesso", defendeu. Para saber em qual característica
focar os recursos, o varejista deve buscar diferenciais em consonância com as
vocações do negócio, executando ações que realmente causem impactos no
consumidor, amplificando reputação e inspirando relacionamento. São os
diferenciais que motivam o cliente a pagar mais caro pelo produto.
CAMPOS DE COMPETÊNCIA. Um dos erros comuns ao setor de moda apontado por Saiani
é o investimento em anúncios sem informações sobre o produto. A aposta na
imagem pura e simples, precisa ser muito criativa para conquistar o espectador
e ser eficiente. "No quesito comunicação externa, o boca-a-boca é a melhor
divulgação. Mas, para isso, o trabalho tem que ser dobrado, pois somente
negócios competentes em muitos campos geram esse tipo de propaganda", avaliou
Saiani.
As garantias ofertadas ao cliente também são importantes para a conquista e
fidelização do mesmo. Existem diversos níveis dessas promessas feitas pelo
varejo. Algumas lojas não garantem a troca de produtos, nem auxiliam os
consumidores no ponto-de-venda. Por outro lado, existem estabelecimentos que
colocam a vontade do cliente em primeiro lugar sempre, mas para isso é preciso
ser corajoso e ter certeza da possibilidade de manutenção dessas regalias. "O
empreendedor vai gastar um pouco mais, porém construirá a reputação da marca",
explica o consultor.
Em relação a custo, Saiani apontou a camada da população com menor poder
aquisitivo como um nicho ainda pouco explorado no Brasil. "Para esse mercado, é
preciso trabalhar com escala e com o básico", acrescentou. Quanto mais
inovadores forem os produtos, mais valor agrega-se a ele, garantindo uma margem
de lucro maior.
A comunicação do interior da loja é uma competência importante na avaliação de
Saiani. Para se conseguir sucesso, a inovação também precisa estar presente na
decoração do ponto e na disposição dos produtos. "É preciso variar a cor e as
luzes da loja, para que o consumidor perceba as mudanças. Organizar os produtos
por tipo, e não por marcas, também é uma estratégia eficiente, mas pouco usada
pelo varejo", explicou Saiani.
A Imaginarium investe em inovação, pois não vende produtos necessários ao
dia-a-dia. Christine Franco, gerente operacional da franqueadora, aponta ainda
o dólar baixo e a entrada de produtos importados no País como mais um agente
dificultador na garantia de competitividade de seus produtos. O desafio da
marca para 2007 é inovar também no interior da loja. "Hoje, buscamos trabalhar
a arquitetura e o merchandising no ponto-de-venda", explicou.
A quinta competência apontada pelo consultor é o atendimento. Existem lojas que
apostam no auto-atendimento, mas Saiani condena. "O cliente valoriza locais
onde é bem servido, mas não atendentes que insistem em apenas vender", explicou
Edmour Saiani.
Publicada em: 12/12/2006 às 00:00 Seção: Seu Negócio
[12/12/2006]
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