Implementando E-Commerce com o Virto ERP
28 de novembro de 2006
Cada vez mais as pequenas e médias empresas precisam se
modernizar para fazer frente à concorrência das maiores empresas, que se formam
através destas fusões e incorporações, além das multinacionais que estão se
instalando com força no País e trazendo modelos de gestão sofisticados,
políticas de preço agressivas e facilidades de crédito.
A WebSoftware criou um módulo de E-Commerce em seu ERP - Virto, integrado a toda
a retaguarda de gestão, que permite às pequenas e médias empresas atuarem nesse
segmento com tecnologia inovadora.
Por que o micro e pequeno empreendedor deve entrar no e-commerce?
Vender pela Internet é uma alternativa que o pequeno
empreendedor possui para aumentar a capilaridade do seu negócio. Enquanto as
grandes empresas possuem pontos de venda ou representantes em diversas
localidades, o pequeno empreendedor geralmente está restrito a uma região.O
e-commerce pode ser uma boa opção para este pequeno empreendedor aumentar sua
área de atuação, expandindo seu mercado.
Outra característica que favorece o pequeno empreendedor nas
vendas via Internet é a forma como as comunidades de consumidores da Internet
estão organizadas. Em sua grande maioria, são muitas comunidades com poucos
membros em cada uma e que procuram produtos e serviços muito específicos e
difíceis de encontrar em qualquer esquina. Assim, como o foco das grandes
empresas geralmente está nos produtos que vendem muito, sobram muitas
oportunidades de venda para produtos de segmentos específicos.
Quais os setores mais recomendados e de maior chance de sucesso em e-commerce
hoje?
Segmentos mais especializados são os mais recomendados. Abrir
uma livraria na Internet para vender livros do Paulo Coelho atualmente não é um
grande negócio, mas vender "Gibís" antigos ou Bumerangues ou artesanato, pode
ser um grande sucesso. Nestes nichos específicos, é comum ver a propaganda
boca-a-boca (ou melhor, click-a-click) funcionar muito bem, e seu site
especializado em Bumerangues ficar famoso rapidamente, cativando clientes que
comprarão de forma recorrente.
Não se pode esquecer que vender pela Internet requer toda a
logística, os processos, as estratégias e vários dos pré-requisitos que
qualquer empresa de tijolo possui, bem como a maioria das empresas, que se
tornaram referência na venda de seus produtos pela Internet, já estavam
estabelecidas no mercado antes de iniciarem suas vendas virtuais.
WebSoftware continua credenciando parceiros para o Virto ERP
Em continuidade ao plano de expansão da rede de parceiros da
WebSoftware para a comercialização e implantação do Virto ERP, as cidades de
Brasília, do Rio de Janeiro, da região dos lagos, de Macaé e algumas do estado
de Goiás e DF, já possuem Gold Certified Partners.
Segundo Cláudio Seixas, Diretor de Canal e Exportações da
WebSoftware, a expectativa é que, até o final de 2006, mais 10 novos parceiros
GOLD sejam homologados.
|