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4 motivos para usar tecnologia na implantação de franquias

Confira como recursos tecnológicos simples podem facilitar a implantação de franquias e acelerar a sua expansão

05 jul 2019

Muitas redes de franquias enxergam a tecnologia como uma ferramenta que pode ser utilizada apenas no dia a dia do negócio, mas se esquecem que existem recursos que podem ajudar também na captação de novos franqueados e implantação das franquias. 

O processo de abertura de novas unidades pode ser acelerado, facilitado e até barateado com o apoio da tecnologia. A seguir, você vai descobrir como!

Auxilia na escolha do ponto comercial 

A escolha do ponto comercial é um dos passos iniciais da implantação de uma nova franquia. Geralmente, esse momento envolve pesquisa, negociação e aprovação do espaço, e isso costuma demorar algum tempo. Mas, a tecnologia pode ajudar nessa etapa. 

Já existem ferramentas de geomarketing que identificam pontos comerciais que atendem parâmetros definidos pelo franqueado e pelo franqueador, como características da região, faixa de preço do aluguel e tamanho mínimo do espaço. Combinados com bons checklists de validação de pontos comerciais (gerenciados pelo Solutto) a rede pode se precaver de erros graves na escolha de pontos.

"A ausência de um bom checklist de validação do ponto comercial nos fez perder muito dinheiro quando, no meio da obra da unidade, descobrimos que não seria permitido fazer a chaminé de exaustão pela marquise. Soou péssimo para a imagem da franqueadora e encareceu muito a inauguração da unidade que teve de construir uma chaminé até o topo do prédio", afirmou um franqueador ao solicitar a criação de um ponto de verificação deste tipo no checklist de ponto comercial que a sua rede estava implantando com o módulo Checklists do Solutto ERP.

Ter esse mapeamento pronto e atualizado constantemente agiliza o processo de implantação da franquia e garante uma maior assertividade na escola do ponto comercial.  

Torna o treinamento mais completo

O treinamento inicial é um ponto decisivo para o sucesso da nova unidade. É nesse momento em que o franqueado deve aprender os principais aspectos operacionais e gerenciais da franquia e tirar as primeiras dúvidas sobre o negócio.

Mas, nem sempre as primeiras são as únicas dúvidas que o novo franqueado terá. É aí que está a importância de manter um treinamento contínuo, principalmente, nos primeiros meses após a implantação do negócio. 

Como muitas franquias não ficam próximas da franqueadora, uma boa solução é apostar nos treinamentos à distância. Com a universidade corporativa do Solutto, por exemplo, a franqueadora consegue atualizar, reforçar e aprofundar temas que não tiveram tanto espaço no treinamento inicial. 

Com isso, o franqueado estará sempre aperfeiçoando sua gestão e tem mais chances de ter uma franquia saudável e bem-sucedida desde o início. 

Mantém os dados confiáveis

Logo no começo da operação, é natural que o franqueado se sinta um pouco inseguro sobre a apuração e interpretação das suas métricas. Nesse sentido, ter um sistema que controle o fluxo de caixa, os níveis de estoques e outros indicadores é fundamental. 

No Solutto, o módulo de financeiro e faturamento faz a gestão completa da unidade que integra os departamentos de vendas, cobrança, estoque e faturamento em um sistema intuitivo e organizado. 

Com auxílio desses sistemas, há uma redução drástica na incidência de erros e tanto o franqueado quanto a franqueadora conseguem ter uma visão mais apurada da situação da nova franquia. 

Deixa a consultoria de campo mais acurada

A consultoria de campo é fundamental para monitorar o desempenho de uma franquia, principalmente no início da operação. E, mesmo que um consultor faça uma visita presencial ao franqueado, a tecnologia também pode ajudar. 

O módulo de consultoria de campo do Solutto conta com um sistema que permite que o consultor avalie o nível de compliance de cada franquia, analise os indicadores de diferentes departamentos em um só ambiente e prepare-se melhor para a visita presencial. 

Depois do contato com o franqueado, o consultor ainda pode digitalizar o plano traçado com ele e monitorar, à distância, como a franquia está respondendo às orientações que foram transmitidas. 

Com isso, o processo de consultoria se torna muito mais próximo do franqueado, mesmo que a análise seja feita através do sistema. 

Quer saber mais sobre como o Solutto pode ajudar na implantação de franquias? Conheça nosso módulo de expansão e o de consultoria da campo.

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