A Solutto, pioneira em sistema de gestão modulares para franquias com mais de 250 marcas em seu portfólio, registrou um crescimento expressivo em 2018.
No mercado desde 2000, a Solutto conseguiu aumentar a sua recorrência – receita referente às mensalidades pela prestação de serviços – de 79% para 86%, o que representa um crescimento significativo na fidelização de clientes.
De acordo com Erick Vils, sócio-fundador da Solutto, os resultados são decorrentes de uma série de mudanças no modelo de precificação que reduziram o valor dos investimentos iniciais que os clientes pagam para que o sistema seja implementado. Com módulos voltados para a gestão financeira, administrativa, de marketing, tecnologia e específicos para diversos segmentos de franquias, a Solutto possui um sistema de mensalidades regressivas, em que os valores mensais são reduzidos depois de 12 meses de utilização dos sistemas.
Além disso, a plataforma possui planos flexíveis e sistemas que podem contemplar apenas a franqueadora como também seus franqueados.
Em 2018 a Solutto também implementou uma série de mudanças que trouxeram mais inovações e qualidade nos serviços prestados, e uma das mais significativas foi a migração da operação no Rio de Janeiro para um coworking.
De acordo com Erick, o novo modelo de operação compartilhada permitiu que a Solutto eliminasse contratempos relacionados à estrutura do ambiente de trabalho, o que aumentou a produtividade e trouxe um foco ainda maior na atividade principal da empresa.
Além disso, 2018 foi um ano em que a Solutto direcionou seus investimentos no aprimoramento dos processos, metodologias e ferramentas de implantação do sistema em novas redes. Com isso, a empresa levou novos recursos e tecnologia de ponta até seus clientes.
Solutto projeta crescimento de 35% em 2019
A Solutto segue em expansão acelerada, e neste ano não deve ser diferente. “2019 será o ano da forte expansão e do investimento em pessoas. A Solutto expandirá em 50% sua equipe”, comenta Erick.
A previsão é ainda mais otimista do que a do ano anterior. De 2017 para 2018, a Solutto esperava um crescimento de 25%.
De acordo com o sócio-fundador da marca, os investimentos em tecnologia, estrutura e recursos humanos devem propiciar um aumento de 35% no faturamento anual da Solutto.
Além disso, é esperado um crescimento no mercado bem acima do PIB projetado, que é de 2,5% segundo o Banco Central. A expectativa está alinhada com um constante crescimento do franchising brasileiro que vem superando o previsto pelos especialistas.
Uma prova disso é que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado tem crescido ano após ano. De 2017 para 2018 esse crescimento foi de 7%, e representou uma receita superior a 170 bilhões de reais para as franquias brasileiras.