Módulos

Conheça os módulos do Solutto e como cada um resolve problemas específicos das franquias.

Skip Navigation LinksHomeMódulosGestão de Royalties e Taxa de Propaganda

Gestão de Royalties e Fundo de Propaganda

Reduza a inadimplência e ganhe tempo com a automação da cobrança


Automação total do processo de cobrança da franqueadora


Desde o início, uma das preocupações do Solutto foi de automatizar o processo de cobrança das franqueadoras, um processo geralmente controlado de forma quase manual através de planilhas de cálculo. A área financeira da franqueadora era obrigada a manter planilhas com os dados das unidades, obter os resultados por email, buscando em um painel de controle para calcular os royalties e lançar as cobranças no sistema do banco. Em seguida ainda era necessário consultar diariamente o site do banco para dar baixas nas cobranças e entrar em contato com os franqueados inadimplentes.

Nosso primeiro passo foi automatizar o processo de calculo e geração de contas a receber. Em seguida implementamos arquivos de remessa e retorno para que a emissãão e as baixas fossem realizadas em lote.

Em 2016 implementamos a solução definitiva, através de uma fintech. Agora o processo consiste em importar o faturamento das unidades (se as unidades usam o Solutto, os dados já estão disponiveis em tempo real). O Solutto realiza os calculos de royalties e fundo de propaganda e transmite para a instituição financeira. Os franqueados são avisados imediatamente da geração da fatura, por email e SMS. São também notificados no dia do vencimento (caso o pagmento não tenha sido feito antecipadamente) para evitar esquecimentos. Quando o boleto é pago, a baixa no Solutto é realizada imediatamente e em caso de atraso, o sistema pode ainda enviar lembretes de cobrança por email e SMS por até 5 semanas, com links para gerar os boletos recalculados.

Com o Solutto, a cobrança da rede toda pode ser gerada em 10 minutos!

Principais benefícios


  • Automatiza todo o cálculo de royalties e do fundo de propaganda, eliminando os erros de cálculo e digitação
  • Consegue controlar royalties fixos, variáveis, variáveis com piso mínimo e programar carências
  • Permite regras onde os royalties incidam somente sobre parte do faturamento (serviços ou produtos)
  • Gera as contas a receber e envia os boletos automaticamente
  • Envia mensagens de cobrança para os franqueados atrasados (régua de cobrança), com links que recalculam os valores de acordo com as multas e taxas de juros programadas
  • Realiza as baixas automaticamente no dia seguinte ao pagamento
  • Os boletos gerados pela fintech só têm custos no momento do pagamento, sem taxas extas de envio de mensagens, recálculo, baixa ou custódia