Informatização das franquias impulsiona
mercado brasileiro
Mercado cresceu 16,9% em 2011, atingindo faturamento de R$ 88,8 bi
O setor de franquias nacional segue crescendo ao estilo chinês. Dados apresentados pela Associação Brasileira Franchising (ABF) mostraram que o mercado apresentou crescimento 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Esses números mostram não só o potencial do mercado, mas também a capacidade e oportunidade de negócios que essa fatia da economia oferece a diversas empresas.
Empresas especializadas no atendimento a franquias também tem registrado evolução. A WebSoftware, que fabrica soluções tecnológicas para pontos de venda e franqueadores, cresceu cerca de 30% em 2011, motivados pelo aumento de investimentos que o mercado de franquias tem proporcionado ao setor de tecnologia da informação.
“A maioria das franquias que utilizam nossos sistemas cresceu mais de 40% em 2011, o que reflete este bom cenário do mercado de franquias. Em algumas o crescimento foi maior que 150%”, explicou o fundador da empresa, Erick Vils.
“É muito comum ver nossos clientes alterando seus manuais de franquia para contemplar e documentar todos os procedimentos que envolvem nossos softwares e, com isso, facilitar treinamentos e padronização do modelo de gestão”, concluiu.