SOFTWARES ESPECIALIZADOS EM FRANQUIAS
3
MAI
2012

Análise da WebSoftware revela crescimento repentino da procura por franquias baratas

Nos últimos meses houve um crescimento repentino das pesquisas no Google por franquias baratas.


No período de maio/2011 a abril/2012 houve um crescimento de até 120% nas procuras por "franquias baratas", "micro franquias" ou "franquias de baixo custo".

O estudo, que é feito periodicamente por consultores da WebSoftware com o auxílio da ferramenta Google Insights, demonstra o que já é percebido pela maioria dos franqueadores do Brasil: O sonho do negócio próprio e a disposição para correr riscos está presente até nos brasileiros com menos poupança.

Também foi identificado que o termo "franquias baratas" é o segundo termo mais procurado neste mesmo período quando o assunto é relacionado a franquias.

pesquisas-por-franquias-pesquisa-websoftware.png

"Para nós da WebSoftware isso não é exatamente uma novidade. A maioria dos nossos clientes são franquias e também percebemos nos últimos 2 anos um crescimento no número de micro franquias que nos procuram para ter um sistema de gestão especializado", explica Erick Vils, fundador da empresa.

Este interesse surgiu fortemente há pouco mais de 3 anos. Em janeiro de 2009 houve um boom nestas pesquisas e nos anos seguintes o mês de janeiro tem acusado um pico de procura por franquias baratas.

O aumento do interesse por franquias não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Além do Brasil, pesquisamos e analisamos dados da Argentina, Espanha, Austrália e Estados Unidos. 

O foco atual do investidor argentino está na procura por "franquias rentáveis". Australianos e norte-americanos procuram por "oportunidades em franquias" e os espanhóis sinalizam um crescimento por "franquias baratas", mas não tão forte quanto no Brasil.

Em uma análise superficial, argentinos e norte-americanos estão com o mesmo objetivo, ou seja, analisar boas oportunidades de negócio com bons retornos sobre o capital investido. Já os brasileiros estão com o foco mais no valor do investimento, seguidos pelos espanhóis. 

Vantagens e desvantagens de uma micro franquia

A vantagem é o menor investimento e em alguns casos o prazo de inauguração também é menor, pois geralmente são modelos de negócio mais simples.

Como são franquias de baixo investimento (até R$ 50 mil), o retorno geralmente também é pouco. O problema é que a dedicação do franqueado é tão importante quanto ocorre nas franquias de maior investimento. Abrir uma pequena franquia e achar que vai ser possível tocar o empreendimento e ainda continuar no seu emprego atual pode ser um grande erro de planejamento.

Outro ponto que deve ser analisado com cautela são os contratos de locação de quiosques, que podem ter duração menor e isso pode comprometer a continuidade e o retorno do investimento a longo prazo.

A WebSoftware tem aconselhado seus clientes a ficarem atentos e tentarem criar novos formatos de franquia para atender este perfil de investidor. Um exemplo são as variações de algumas marcas que agora possuem quiosques e até formatos portáteis da franquia.



Compartilhar


21 3005-0017 / 11 2626-7134
Facebook   twitter
Copyright 2000 - 2017