A troca de informações é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma rede de franquias. A comunicação constante e a transmissão de conhecimentos entre franqueadora e franqueado faz toda a diferença no desempenho da rede, não só na implantação de novas unidades, mas também no dia a dia do negócio.
Essa comunicação, porém, pode não ser tão simples quanto parece. Mesmo que atualmente seja possível contar com uma série de ferramentas – telefone, e-mail, WhatsApp, Skype – que facilitam o contato entre as partes, ainda é preciso lidar com mensagens perdidas, que nunca chegam a ser lidas ou respondidas.
Pensando nisso, a Solutto desenvolveu uma extranet completa e personalizada por usuário, com soluções integradas para a comunicação com a rede e o relacionamento com franqueados.
Inauguração de unidades
A implantação de uma nova unidade é uma fase crítica do sistema de franchising – tanto para a franqueadora que precisa garantir que tudo saia como previsto quanto para o novo franqueado que, muitas vezes, está passando por sua primeira experiência com empreendedorismo.
Com o módulo de inauguração de unidades do Solutto é possível acompanhar o processo de implantação passo a passo: o franqueado é orientado quanto ao que precisa fazer para inaugurar a unidade, sem esquecer de prazos e tarefas.
Comunicados internos controlados
Uma das grandes preocupações das franqueadoras está na gestão de comunicados, alertas e notificações aos franqueados. Para evitar a dor de cabeça de e-mails jamais lidos, não recebidos ou ignorados, o Solutto conta com uma ferramenta interna que permite mais transparência e controle.
A plataforma disponibiliza um sistema de comunicados internos, com controle de aceite e leitura. Com isso, é possível acompanhar se as mensagens estão de fato sendo lidas pelos franqueados, garantindo uma comunicação sem ruídos.
Central de atendimento ao franqueado
Outra grande questão no relacionamento entre franqueadora e franqueados é como fazer um bom atendimento. Embora disponibilizar diversos canais e formas de contato possa ser uma boa ideia, isso também pode acabar fugindo do controle da franqueadora – especialmente para redes com muitas unidades de franquias.
Com a central de atendimento ao franqueado (CAF) do Solutto é possível abrir e acompanhar tickets para cada solicitação de atendimento, o que permite centralizar tudo em um só lugar, fazendo com que o suporte da rede seja mais rápido e eficaz.
Chat interno
A oportunidade de centralizar a troca rápida de mensagens entre membros da rede é outro trunfo da extranet do Solutto. Através da ferramenta de chat interno para os usuários do software, as conversas relacionadas à franquia são concentradas em um único lugar, facilitando o controle e a localização de informações.
Compartilhamento de arquivos com a rede
A publicação de arquivos com a rede também é facilitada pela plataforma. Por meio de um disco virtual é possível compartilhar fotos, planilhas, arquivos do Word, PDFs, entre outros formatos.
Esse recurso elimina a necessidade de envio de arquivos por e-mail ou compartilhamento em outras plataformas, fazendo com que tudo fique armazenado em um mesmo ambiente.
Publicação interna de conteúdo
A extranet do Solutto possibilita ainda a criação de blogs internos, para a publicação e gestão online de conteúdos da franquia. Com essa ferramenta, é possível manter uma fácil atualização de novidades para a rede, além de facilitar a divulgação de notícias entre os usuários.
Quer saber mais sobre como a extranet do Solutto pode te ajudar a manter um relacionamento mais eficiente e seguro com seus franqueados e outros colaboradores da rede? Clique aqui para conhecer o módulo.