Home Blog Solutto é destaque na Exame.com
Solutto é destaque na Exame.com
12 jun 2018

Confira a matéria "Empresas apostam em sistemas de gestão para crescer".
* Confira aqui a matéria na íntegra no site da Exame.
 

Empresas apostam em sistemas de gestão para crescer

O sucesso de uma empresa está ligado a uma série de fatores, como a qualidade dos seus produtos e serviços, um bom posicionamento no mercado, aceitação do público consumidor e, também, com a forma como faz a sua gestão interna.

Muitos empreendedores iniciam um negócio por amor ao seu core business, ou seja, por identificação com o segmento em que atuam, mas se esquecem que para que uma empresa seja bem-sucedida é preciso também cuidar dos processos administrativos e de tudo o que acontece “atrás do balcão”.

O grande problema é que essas tarefas de gestão não costumam ser tão interessantes e, muitas vezes, as empresas não têm orçamento ou pessoal especializado para cuidar desses processos da forma adequada. Nesses casos, a melhor solução é contratar um sistema de gestão.

Um sistema de gestão é uma ferramenta que reúne diversos aspectos administrativos, tornando o dia a dia da empresa mais simples e padronizado – e é, também, uma aposta cada vez mais frequente para empresas que visam um crescimento inteligente e acelerado.

Segundo uma pesquisa da IDG Research Services encomendada pela Sage com empresas de pequeno e médio porte dos Estados Unidos, empresas que utilizam um sistema de gestão crescem 35% mais rápido que as que não adotam a tecnologia. A produtividade também é maior nas companhias que fazem uso da solução, sendo 10% superior que nos outros negócios.

No Brasil, esse mercado também é forte. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking de maiores mercados de softwares e serviços de TI do mundo. A ABES aponta ainda que o investimento em TI no país cresceu 4,5% em 2017 – sinal de que, mesmo em momentos desafiadores no cenário econômico e político, a tecnologia continua com seu espaço no orçamento das empresas.

Centralizar é organizar

Quando existem vários sistemas, ferramentas e pessoas, e cada um é responsável por gerenciar um departamento, as chances de haver inconsistências e desorganização é muito maior.

Mas, se tudo é centralizado e organizado sob o mesmo sistema de gestão, automaticamente os riscos de informações desencontradas, falhas de comunicação e fraudes diminuem drasticamente.

“Plataformas de interconexão de sistemas começam a ser uma tendência num cenário de cada vez mais inteligência artificial e integração de sistemas complexos”, afirma Erick Vils, diretor de tecnologia da Solutto.

Além disso, como todos os dados de gestão serão armazenados no mesmo ambiente, é muito mais fácil ter uma visão mais clara da situação geral da empresa. Ter tudo no mesmo lugar também é benéfico para encontrar informações mais fácil e rapidamente, o que economiza tempo e burocracias desnecessárias.

Consistência nas finanças

A área financeira é uma das mais importantes em um negócio, já que é ela que mantém a empresa de portas abertas. Porém, muitas delas enfrentam dificuldades com as tarefas ligadas à gestão das finanças, e isso é extremamente perigoso, uma vez que não ter certeza do fluxo financeiro pode resultar em prejuízos significativos e até na falência.

A boa notícia é que com um sistema de gestão financeira tudo isso se torna muito mais simples.

Como opera sempre sob os mesmos padrões, basta que o responsável esteja sempre atualizando o ambiente de gestão financeira com as informações de entrada e saída e a própria ferramenta se responsabiliza por manter tudo organizado e gerar relatórios que ajudem a equipe do departamento financeiro e administrativo a avaliar a situação organizacional e tomar melhores decisões, reduzir custos, fazer investimentos e traçar um planejamento financeiro mais assertivo.

Melhora na produtividade

Que empresa não quer que seus funcionários produzam mais? Com um bom sistema de gestão isso é possível.

Tendo a ferramenta certa a favor do seu negócio, vários processos administrativos podem ser automatizados e simplificados. Com isso, seus colaboradores vão passar menos tempo em tarefas desnecessárias e a produtividade vai aumentar.

Maior controle

Mesmo que o gestor não participe ativamente de todas as tarefas administrativas, ele poderá supervisionar cada uma delas por meio do sistema de gestão e ter um visão clara sobre a situação da empresa, em cada um dos seus departamentos.

Com isso, há a possibilidade de antever problemas e, consequentemente, resolvê-los antes que cheguem a prejudicar o negócio, estruturar melhor o crescimento da organização e avaliar o seu desempenho de perto.

Conheça o Solutto

Com mais de 250 marcas atendidas, o Solutto fornece sistema modulares de gestão para empresas que querem crescer de forma estruturada e com ferramentas profissionais.

A possibilidade de escolher os módulos ideais para o seu negócio, faz com que o cliente tenha um sistema de gestão totalmente personalizado para as suas necessidades e objetivos. Alguns dos principais módulos do Solutto são extranet, central de atendimento, gestão financeira e de faturamento e CRM.

Além disso, o Solutto tem soluções específicas para varejistas, prestadoras de serviços, franquias e muito mais.


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.