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5 motivos para investir em um sistema de gestão nas unidades franqueadas
29 mar 2018

O sucesso da rede depende também do sucesso de cada unidade de franquia. Entenda a importância de investir em um sistema de gestão para franqueados

Ter um sistema de gestão eficiente é fundamental para qualquer negócio, mas no caso das franqueadoras, é interessante aderir a uma ferramenta como essa não só para gestão interna, como também disponibilizar o recurso para as unidades franqueadas. 

Isso porque, uma vez que uma franquia é uma extensão da marca, o faturamento da rede também depende do desempenho e do sucesso de suas unidades franqueadas! Logo, se a matriz tem uma gestão madura e bem organizada, as suas franquias também precisam ter.

Vejamos a seguir um pouco mais sobre a importância de fornecer um bom sistema de gestão para as suas franquias. 

Consistência na gestão 

Uma das maiores preocupações das franqueadoras é garantir que líderes das franquias façam uma gestão adequada do negócio e tenham sucesso em suas operações. Mas nem sempre só o treinamento inicial é o suficiente para garantir isso. 

O ideal é ter um sistema de gestão padronizado que faça com que os empreendedores sigam passos específicos no dia a dia da operação que garantam a qualidade e a consistência na gestão. Dessa forma todas as franquias vão ter procedimentos de gestão bem parecidos e a chances de discrepância de resultados são menores. 

Organização financeira

Lidar com a área financeira pode ser um grande desafio para muitos franqueados, e um sistema de gestão também faz a diferença nesse processo. 

O Solutto tem módulos específicos que colaboram na administração financeira, gerenciam as compras da franquia e fazem a gestão dos royalties e outras taxas que devem ser pagas pelo franqueado. 

Dessa forma, os casos de inadimplência ou de complicações nos resultados por conta da má organização do dinheiro diminuem drasticamente, já que a atualização se torna um hábito e tanto o franqueado quanto a franqueadora passam a ter uma visão mais real da situação financeira do negócio.

Produtividade

A produtividade também é um aspecto que pode ser otimizado quando uma rede implementa um sistema de gestão em suas franquias. Isso porque essa ferramenta é capaz de automatizar e integrar processos, de forma a agilizar o dia a dia da operação e permitir que os profissionais se foquem em tarefas que realmente precisem de sua atenção. 

No caso de franquias de lanchonetes, por exemplo, o atendimento, preparo e expedição devem ser muito ágeis, e o sistema do Solutto faz toda a diferença nesse processo, oferecendo soluções específicas para o segmento de fast food. O módulo ajuda a fazer o controle de fichas técnicas de insumos e receitas, gerenciar o mix de produtos e seus preços de acordo com região ou tipo de loja, criar e enviar campanhas promocionais por e-mail e SMS e permite que os caixas atuem com sistemas integrados, como os de notas fiscais. 

Melhor supervisão

Um dos maiores benefícios em se ter sistema de gestão nas suas franquias é poder acompanhar os resultados em tempo real e garantir que está por dentro do desempenho da unidade. 

É dessa forma que a franqueadora pode prever problemas, dar dicas para que os empreendedores melhorem ou mantenham os seus resultados e também projetar os seus resultados futuros, baseado nos últimos meses de operação, por exemplo.

Os relatórios do Solutto têm detalhes que fazem toda a diferença para a rede, como faturamento por metro quadrado, ticket médio de cada unidade franqueada, horários de pico e curva ABC. 

Expansão estruturada

Os franqueados são bem criteriosos na hora de escolher uma marca, e as rede de franquias precisam oferecer as melhores ferramentas para que cada unidade já comece com know how e recursos suficientes para dar certo.

Nesse sentido, ter um sistema de gestão no seu portfólio de vantagens é uma importante vantagem competitiva para atrair novos franqueados e aumentar as chances deles terem  sucesso.  

Pensando nisso, o Solutto desenvolveu um módulo de expansão, que é totalmente voltado para empresas que querem otimizar seus processos e metodologias e tem recursos que contemplam a captação de interessados, seleção e nutrição de possíveis novos franqueados, a negociação e a análise de processos. 

Dessa forma, as empresas não só mantêm o dia a dia das franquias que já estão em operação bem organizados e padronizados, como também cuidam de sua própria expansão!

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