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Mercado de produtos de segunda mão é tendência no franchising

Destaque na NRF 2023, o segmento de usados vem despontando no franchising com marcas consolidadas e lucrativas

03 mar 2023

 

Com a pandemia, muitos hábitos de consumo dos brasileiros sofreram alterações que se mantêm até hoje. E uma dessas mudanças é o aumento da busca por produtos usados. 
 

Destaque da NRF 2023, maior evento de varejo do mundo, os itens de segunda mão são tendência no varejo porque unem preço acessível com a sustentabilidade, e também têm despontado no franchising através das franquias de brechó. 
 

Para contextualizar esse crescimento, o Enjoei, plataforma de intermediação de venda de produtos, fez um levantamento que mostrou que 56% dos entrevistados já tiveram algum tipo de negociação envolvendo mercadorias de segunda mão, seja comprando ou vendendo. Além disso, os últimos dados do setor mostram uma previsão de crescimento para esse nicho de 39% até 2024, enquanto o varejo tradicional, de itens novos, tem estimativa de 6%.
 

Rompendo o conceito de que brechós contam com peças ultrapassadas e de baixa qualidade, as redes com esse foco disponibilizam produtos variados, com pouco uso e de marcas reconhecidas, mas por preços que cabem no bolso. 
 

Um exemplo neste nicho é a Arena Baby, uma franquia de brechó especializada em roupas infantis. 
 

Cliente do Solutto, a Arena Baby nasceu em 2015 com a proposta de facilitar a aquisição de roupas, calçados e acessórios seminovos ou nunca usados de uma forma simples, segura e até 80% mais barata. 
 

Na prática, funciona assim: os clientes levam os itens que não estão sendo usados até uma das lojas e recebem créditos ou valores em dinheiro para a compra de novos produtos. 
 

Para garantir a qualidade, a Arena Baby faz uma minuciosa avaliação para verificar se há alguma avaria nas mercadorias antes que elas sejam disponibilizadas para os compradores. 
 

Acompanhando o aquecimento do setor, a Arena Baby faturou cerca de R$ 9 milhões e fechou 2022 com 40 lojas ativas. O resultado representa um crescimento de 32% frente aos números do ano anterior. 

Pedro Cruz, diretor de franquias da marca, comentou os resultados e apontou um dos mais recentes investimentos da franqueadora: “este ano lançamos um novo layout de loja, com um conceito inovador, uma vez que toda a comunicação visual traz elementos da natureza, onde além de atuarmos em um negócio com conceito sustentável, conseguimos deixar a loja totalmente integrada à ideia principal”.

Se você pretende investir neste setor, seja como franqueador ou franqueado, aproveite para conferir também algumas vantagens que o mercado de itens de segunda mão possui. 

Promovem um ciclo de compra e venda para os clientes

As redes de produtos de segunda mão costumam utilizar a estratégia de comprar os itens que seus clientes não usam mais e, na mesma visita, ofertar produtos que estejam precisando naquele momento. 
 

Dessa forma, as franquias de brechó promovem um ciclo de compra e venda, em que os fornecedores também se tornam consumidores. 
 

Nesse sentido, além de viabilizar uma relação equilibrada, essas franquias fidelizam os clientes, já que oferecem praticidade e vantagens para quem precisa não só se desfazer daquilo que não é mais utilizado, mas também adquirir novos produtos. 

Tendência que atinge um público amplo 

Outra característica importante dessa tendência no franchising é que os franqueadores conseguem atingir um público muito amplo e diversificado nas suas unidades. 
 

Segundo o Relatório de Revenda de 2022 da GlobalData, cerca de 41% dos consumidores procuram primeiro roupas de segunda mão quando estão comprando. Já entre a Geração Z e os Millennials este número sobe para 62%. 
 

Por outro lado, mesmo esse nicho sendo mais expressivo entre essas gerações, houve um aumento de 56% em resale (prática de venda e consumo de itens usados) na geração baby boomers, que são os nascidos a partir de 1945.

Produtos infantis de segunda mão 

Um nicho importante destacar dentre a venda de produtos de segunda mão é o de roupas, sapatos, brinquedos e acessórios infantis. 
 

Muitas franquias que já estão alinhadas com essa tendência aproveitam do fato de que as crianças costumam “perder” esses artigos rapidamente devido ao seu crescimento acelerado.
 

Nesse sentido, os clientes encontram itens pouco usados com preço de segunda mão — algo muito interessante para eles.

Existem soluções no mercado que colaboram diretamente com o crescimento das franquias de segunda mão

Além de contar com esse cenário aquecido, as redes do nicho de produtos de segunda mão também podem contar com um ERP eficiente, com recursos pensados para as necessidades dela. 
 

No Solutto, por exemplo, essas franquias encontram soluções modulares para expansão das franquias, consultoria de campo, extranet, gestão de royalties e fundo de propaganda, central de compras, PDV para franquias de varejo, entre muitas outras!
 

Se você tem um negócio ainda mais especializado, o Solutto também pode desenvolver ferramentas 100%  customizadas para as suas necessidades e de seus franqueados. 
 

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