SOFTWARES ESPECIALIZADOS EM FRANQUIAS
25
OUT
2012
Erick Vils: agilidade nas decisões e adaptações sem estresse
Em uma matéria para o site "Executive News", Erick Vils expõe suas experiências, aprendizados e fala de sua carreira em uma entrevista muito interessante!

Web Clipping 1.jpg




Erick Vils: agilidade nas decisões e adaptações sem estresse
Ter, 23 de Outubro de 2012 10:41

Empresário leva ensinamentos do voo-livre para a vida profissional
 

40-erick-vilsErick Vils é formado em Engenharia de Telecomunicações pelo CEFET/RJ e resolveu abrir um negócio no segmento de software há 17 anos. Com especialização em Software para Web, E-Commerce, Franchising, ERP, CRM e BI, fundou a WebSoftware.


No currículo, o empresário traz uma diretoria na Associação Brasileira de Franshising-Rio e participação em programas de qualidade. Sua empresa já recebeu três reconhecimentos do SEBRAE e um do Movimento Brasil Competitivo.


Vils divide o conhecimento adquirido em anos de estrada e ministra palestras sobre Qualidade, Empreendedorismo, CRM, Database Marketing, Estratégias corporativas e gestão de franquias, além de participar de aulas inaugurais a convite de faculdades de informática.


Mas o dia a dia de Erick não se resume a um escritório. Um hobby preenche o tempo que sobra na rotina do executivo: o voo-livre. Erick é piloto de asa-delta desde 1998 e também produz filmes sobre o esporte. E só vê benefícios. “Voar de asa-delta nos ajuda a exercitar constantemente a agilidade no processo decisório e adaptações no planejamento”, diz.


A paixão é tanta que o levou a fundar o Instituto Decolar. A associação sem fins lucrativos tem como principais objetivos promover, coordenar, difundir, representar, auxiliar e incentivar a prática dos aerodesportos no país.

Nessa entrevista, Erick Vils fala sobre seu empreendimento, os ensinamentos que o voo livre deixa em sua vida, projetos inovadores e a parceria com o irmão. Veja:


Executive News - Como a Websoftware começou?

Erick Vils -  Nós começamos a criação de softwares para a Web bem no início da Internet no Brasil. De 1996 a 2000 desenvolvíamos sites de e-commerce, ferramentas de pesquisa de opinião pela web e projetos diversos para grandes empresas. Percebemos que não havia mais volta e o futuro passaria invariavelmente pela Internet. Então, no final do ano 2000, decidimos mudar o nome da empresa para WebSoftware e passar a trabalhar exclusivamente com soluções de software que fossem baseadas na rede global.


Executive News - Sua parceria com seu irmão ainda continua? Como é trabalhar em família?

Erick Vils -  Totalmente. Meu irmão é meu sócio, melhor amigo e super parceiro de voo. Trabalhar em família é muito fácil quando o parente é competente, complementar e tem o mesmo alinhamento. Além de o Cedrick ser uma pessoa da minha confiança, temos perfis complementares. Eu desempenho funções mais comerciais e de marketing na empresa e ele cuida de todo o administrativo e financeiro da WebSoftware. A dica para uma boa gestão de empresa familiar é tentar profissionalizar ao máximo. Por exemplo, cada um tem seu salário e respectivas responsabilidades dentro do negócio. Diferenciamos bem o que é remuneração de trabalho (pro-labore) da remuneração de capital.


Executive News - Que tipo de aprendizado a prática do voo livre trouxe para a sua vida profissional?

Erick Vils -  O voo livre exige muita disciplina, planejamento e gestão de risco. Voar de asa-delta nos ajuda a exercitar constantemente a agilidade no processo decisório e adaptações no planejamento. Todo empreendedor toma decisões diariamente e muitas delas envolvem riscos para o negócio. Assumir riscos controlados tornou-se muito mais simples e natural para mim e para o Cedrick com a experiência adquirida em 14 anos praticando o esporte semanalmente que adicionaram mais de 2.000 horas de voo ao currículo de cada um de nós.


Executive News - Além de praticar o voo livre, você ainda produz filmes sobre o esporte. Quando você decidiu compartilhar sua paixão?

Erick Vils -  Voar por horas seguidas sem o auxílio de motores é algo que até hoje me impressiona e fascina. Eu percebia que o esporte era pouco divulgado e que a maioria das pessoas não tinha ideia que o sonho de voar era possível. Comecei a filmar e publicar vídeos de voo com o intuito de divulgar o esporte e as privilegiadas paisagens que desfrutamos. Alguns pilotos da "velha guarda" já vieram nos agradecer pelos vídeos que os motivaram a voltar para o esporte após vários anos sem praticar. Isso é impagável! O número de praticantes do esporte está em declínio em todo o mundo e espero que a minha contribuição possa motivar novos esportistas por todo o Brasil.


Executive News - Como você concilia seu hobby e sua carreira executiva? Os dois têm espaços bem definidos na sua vida?

Erick Vils -  É fácil como conciliar qualquer outro tipo de hobby. Infelizmente não é possível comparecer a todas as expedições ou etapas do campeonato brasileiro, mas conseguimos ir a algumas. Ultimamente temos praticado o esporte aos fins de semana e em algumas viagens de 5 a 7 dias para locais de voo com condições climáticas mais favoráveis aos voos de distância (modalidade que muito nos agrada).


Executive News - O que você pretende com o Instituto Decolar?

Erick Vils -  Sou um dos sócio-fundadores do instituto e a WebSoftware apoia através de serviços especializados. O principal foco de atuação do Instituto Decolar ( www.decolar.org.br ) que eu me identifico é a divulgação do esporte visando a captação de novos praticantes.


Executive News - Em determinado momento da vida, você decidiu empreender. Hoje, sua empresa também auxilia empreendedores. Como a WebSoftware ajuda franquias com suas soluções ‘na nuvem’?

Erick Vils -  Muitas franquias utilizam nossos softwares para replicarem modelos de gestão de sucesso por toda a rede. Isso vai desde a gestão por indicadores gráficos até a agilidade de uma venda no ponto de venda. O mais legal é ver o processo de interiorização destas práticas de gestão. É muito comum ver empresários das cidades de interior se modernizarem após a chegada de uma franquia que utiliza nossos sistemas. As franquias têm este papel social bem interessante e são um ótimo canal para profissionalizar o varejo fora dos grandes centros. Isto vale não apenas para o modelo de gestão, mas também para design, arquitetura de loja, logística, dentre outros aspectos.


Executive News - Quais são as principais tendências do segmento em que você atua para o próximo ano?

Erick Vils -  As franquias de serviço têm crescido fortemente. Desde cursos profissionalizantes até serviços de estética. São mercados enormes e ainda pouco explorados. Acredito que 2013 ainda será um ano muito promissor para estas redes de serviço.


Executive News - Em 2011 você instituiu uma espécie de "república corporativa" que deu super certo. Como funcionou e por que decidiu fazer um alojamento para os funcionários?

Erick Vils -  Contratar profissionais de tecnologia é uma tarefa cada dia mais difícil. Retê-los, mais ainda. Percebemos que o desejo de seis dos nossos profissionais era poder morar mais próximo do trabalho e terem mais conforto no deslocamento de casa para a empresa. Ajudamos na criação da república corporativa e fretamos um carro particular para transportá-los com conforto e rapidez. Com isso, melhoramos a satisfação da equipe e ainda resolvemos os problema rotineiro de atraso.


Executive News - Qual é o futuro que você quer para a Websoftware?

Erick Vils -  Quero continuar com foco no mercado de soluções de software para redes de franquia e manter a empresa como a mais renomada e completa fornecedora para este setor.



Matéria completa aqui!

 


Compartilhar


21 3005-0017 / 11 2626-7134
Facebook   twitter
Copyright 2000 - 2017